Debates sobre oncologia devem movimentar o mês de julho no Legislativo

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/07/2021 - Data de atualização: 01/07/2021

No mês de julho, acontecerão audiências públicas relacionadas ao mundo do câncer na Câmara dos Deputados. Algumas já têm data,  outras foram aprovadas e aguardam agendamento. O Oncoguia vai participar como convidado da maioria e acompanhará todas. Separamos a lista completa de eventos que vocês não podem perder.

No dia 15 de julho, às 14h, o Oncoguia vai participar de um debate sobre a situação e desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia. Também foram convidados: 

  • Carlos Lula, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).
  • Clarissa Mathias, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
  • Maira Caleffi, Presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
  • Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde do Ministério da Saúde.

Ainda aguardando a definição de data, estão audiências públicas na Comissão Especial do Câncer que vão debater sobre diversos tipos de câncer e tratamento. O Oncoguia será convidado para participar de todas as audiências, que serão sobre:

  • A atual situação da prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço.
  • Tratamento no SUS de pacientes com melanoma/câncer de pele.
  • Prevenção e combate ao câncer infantil.
  • Radioterapia e Radiocirurgia no Brasil.
  • Cuidados Paliativos com foco nos pacientes oncológicos.
  • Financiamento do SUS para o tratamento oncológico.
  • Desigualdades no tratamento contra o câncer oferecido no SUS e na rede particular no Brasil.
  • Cumprimento de leis de enfrentamento ao câncer no Brasil.

Além do Onco, também devem participar dos debates representantes do governo, como o Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), e representantes da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e associações específicas de cada tipo de câncer, entre outros. 

Ainda, merece um destaque especial a audiência pública que vai tratar sobre a incorporação de tecnologias em oncologia, que  acontecerá na Comissão de Seguridade Social. O objetivo é debater a importância da incorporação de novas tecnologias no tratamento oncológico para diminuir a judicialização de pacientes que necessitam de acesso a novos tratamentos.

Essas vão ser ótimas oportunidades para apresentarmos o trabalho que estamos realizando em relação a cada um desses temas, mas também excelentes espaços para ouvirmos dos demais participantes suas iniciativas e assim discutirmos em conjunto como podemos avançar em relação a cada um desses temas. 

Fiquem atentos às redes do Oncoguia, pois divulgaremos as datas para os debates!

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive