[CP] Radioterapia IMRT - Oncoguia participa de Consulta Pública

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/11/2015 - Data de atualização: 06/11/2015

O que houve?

Nesta última terça feira (03) o Oncoguia enviou suas contribuições para o Ministério da Saúde por meio da Consulta Pública nº 30/2015 (CONITEC) que discute com a sociedade a proposta de incorporação da radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para o tratamento de tumores de cabeça e pescoço.

O Instituto Oncoguia, através de seu comitê científico, apresentou importantes contribuições que tratam sobre as evidências clínicas da técnica, bem como a avaliação econômica, impacto orçamentário e sugestões sobre a recomendação inicial da CONITEC sobre esta incorporação.

O relatório da CONITEC não recomenda a incorporação da radioterapia com técnica de IMRT para tratamento dos pacientes com câncer de cabeça de pescoço e, com base nas informações do relatório disponibilizado para Consulta Pública, entendemos que a incorporação da radioterapia com técnica IMRT para estes pacientes, contrariamente à recomendação da CONITEC, representa sim um ganho para a saúde pública, tendo em vista a análise de custo efetividade da técnica e das evidências clínicas observadas.

O Instituto Oncoguia entende que negar um recurso tecnológico como a radioterapia com técnica de IMRT para pacientes com câncer de cabeça e pescoço, para os usuários do SUS, representa um retrocesso e vai contra a filosofia de acesso universal proposto pela nossa Constituição.

Clique e tenha acesso a íntegra de nossa contribuição à CP 30/2015 – CONITEC.

E agora?

As contribuições ajudarão o Ministério da Saúde a avaliar a proposta de incorporação da radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para o tratamento de tumores de cabeça e pescoço no âmbito da Saúde Pública.
 
Contexto


A Consulta Pública é mecanismo criado para assegurar que a população seja informada e que opine sobre as propostas apresentadas pelo governo, que no caso é a aprovação dos protocolos de atenção à saúde das mulheres no âmbito da atenção básica no Sistema Único de Saúde.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive