[CONSULTA PÚBLICA] Mamografia é alvo de nova discussão

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

O que houve?

Nesta sexta feira (08) o Ministério da Saúde publicou a Consulta Pública nº09/2015  para receber a manifestação da sociedade civil a respeito da incorporação no SUS da mamografia de rastreamento em mulheres com idade abaixo dos 50 anos, entre 50 e 69 anos e com mais de 70 anos.

O documento a ser discutido é o Relatório elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC a partir da pergunta chave "Há mais benefícios do que riscos no uso da mamografia como método de rastreamento populacional do câncer de mama em mulheres com idade abaixo dos 50 anos, entre 50 e 69 anos e com mais de 70 anos?”.

E agora?

As contribuições deverão ser enviadas a partir dessa segunda feira (11) até o dia 06/05/2015, através do preenchimento de dois formulários específicos disponíveis no site da CONITEC. Os formulários são "De conhecimento técnico científico” e "De paciente ou o responsável pelo mesmo”.  

A Secretaria Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.

Contexto

O SUS garante a toda brasileira o acesso gratuito à mamografia diante de indicação médica, de acordo com seu histórico familiar, sua idade ou a suspeita de alguma alteração. A mamografia de rastreamento, contudo, é atualmente recomendada a mulheres entre 50 e 69 anos. Nesse caso, o objetivo é o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares, a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive