O que houve?
A Conitec decidiu dar transparência ativa aos dossiês dos demandantes em processo de incorporação de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Oncoguia, a medida torna o processo incorporação de tecnologias no SUS mais qualificado, transparente e participativo.
Essa medida era uma das 6 propostas, abaixo elencadas, apresentadas pelo Instituto Oncoguia no final de 2018 para aprimorar o processo de ATS no SUS.
Transparência das reuniões plenárias.
Composição.
Via facilitada de submissões para associações de pacientes e sociedades médicas.
Definição de critérios de custo-efetividade.
Divulgação integral dos dossiês.
Audiências públicas obrigatórias.
No início do ano, o Oncoguia se reuniu com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, e lhe entregou documento reforçando essas 6 propostas, sugerindo, ainda, a criação de uma agência independente de incorporação de tecnologias em saúde, cuja avaliação técnica sirva tanto para o sistema público quanto para o privado, de modo a evitar trabalhos repetitivos e decisões conflitantes.
E agora?
O Oncoguia parabeniza a Conitec pela iniciativa e reforça a necessidade de discussão sobre as demais propostas apresentadas ao governo. Acreditamos que a implementação dessas propostas trará muito mais qualidade, credibilidade e legitimidade ao processo de avaliação de tecnologias em saúde.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.