Em maio a Conitec divulgou uma consulta pública para ouvir a sociedade acerca da atualização de Diretrizes Diagnósticas Terapêuticas (DDTs) para o Carcinoma de Células Renais (câncer de rim), como divulgado aqui. Depois de ouvir a sociedade, a Conitec finalizou o documento e publicou sua atualização.
A DDT recomenda que o diagnóstico seja feito por ultrassom, sendo que a biópsia tem indicações restritas e deve ser indicada apenas quando o resultado pode alterar a conduta terapêutica do caso.
A diretriz dá preferência a tratamentos cirúrgicos. Quando a doença já estiver em estado metastático, o tratamento deverá ser por nefrectomia citorredutora, radioterapia externa, tratamentos ablativos e vigilância ativa.
Você pode conferir a versão final completa das Diretrizes aqui.
O que é DDT?
As DDTs são documentos pautados em evidências científicas que norteiam o cuidado aos pacientes. Essas diretrizes levam em consideração o perfil do paciente e tipos de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para indicar aos hospitais oncológicos os caminhos para o diagnóstico rápido e o tratamento mais efetivo.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.