CNJ responde Oncoguia sobre operacionalização de banco de dados

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/09/2017 - Data de atualização: 11/09/2017

O que houve?

Considerando a existência do termo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, em 23/08/2016, objetivando a criação de um banco de dados com informações técnicas para subsidiar os magistrados de todo o país em ações judiciais na área da saúde, o  Instituto Oncoguia realizou no mês de agosto de 2017, pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI), questionando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em síntese, se o acesso ao banco de dados com informações técnicas para subsidiar os magistrados de todo o país em ações judiciais na área da saúde seria disponibilizado livremente para qualquer interessado ou apenas aos magistrados, e, se a sociedade civil organizada (sobretudo sociedades médicas e associações de defesa de pacientes) e especialistas também poderiam apresentar materiais complementares para integrar esse banco de dados, como estudos clínicos, pareceres, posicionamentos institucionais, etc.

Em resposta, o CNJ afirmou que o acesso ao banco de dados será disponibilizado livremente para qualquer interessado e que estuda apenas a possibilidade de colocação de sigilo no nome dos interessados.

Informou também que o banco de dados foi construído para receber apenas notas técnicas e pareceres elaborados pelos NAT-JUS e que não existe na atual formatação do sistema a possibilidade de inclusão de documentos de outras instituições que não os NAT-JUS do Poder Judiciário.

Segundo o CNJ, o banco de dados ainda não está disponível para acesso, aguardando deliberação da presidência do órgão para seu lançamento oficial.
 
E agora?
 
O Oncoguia continuará acompanhando e divulgando os trabalhos do CNJ na área da saúde para que toda a sociedade possa tomar conhecimento das medidas adotadas pelo órgão.

Veja aqui outras matérias sobre este assunto.



Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive