CCJ aprova criação do Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/06/2019 - Data de atualização: 07/06/2019

Nascimento defende a conscientização como forma de prevenção

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a criação do Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto em março de cada ano. No dia 27 de março, já é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.

O texto aprovado foi o Projeto de Lei 3842/15, do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), com as alterações feitas pela Comissão de Seguridade Social e Família.

“A prevenção e o diagnóstico precoce ainda são uma solução efetiva para a enfermidade, portanto a instituição de uma semana destinada à conscientização produzirá efeitos relevantes para a sociedade”, afirma Nascimento.

O relator na CCJ, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade desses dois textos, com emenda suprimindo a previsão de que o Ministério da Saúde promovesse eventos para a divulgação das atividades relativas à conscientização.

Segundo o relator, esse dispositivo é inconstitucional, pois confere atribuição ao Ministério da Saúde. Nesse caso, a iniciativa é privativa do Poder Executivo.

Alterações
O projeto original criava a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Cólon e de Intestino entre 7 e 13 de setembro. Na Comissão de Seguridade, o texto foi alterado para prever a criação do Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.

“A Comissão de Seguridade aperfeiçoou a redação ao usar o termo mais adequado tecnicamente à enfermidade que menciona”, avaliou o relator. 

Após a redação final do texto ser aprovada pela CCJ, ela deverá seguir diretamente ao Senado Federal, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Câmara dos Deputados

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive