[CÂNCER DE TESTÍCULO] Lucas Rodrigues

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 
 
Lucas Rodrigues - Me chamo Lucas Rodrigues, tenho 20 anos e moro em Divinópolis-MG. Adoro futebol, sou Rubro Negro doente e um futuro administrador. 
 
Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?
Lucas Rodrigues - Neoplasia Maligna de Testículo.
 
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
 
Lucas Rodrigues - Apareceu um nódulo duro no meu testículo esquerdo, como não sentia dor não dei importância pra isso, demorei mais ou menos uns dois meses até investigar, por ser um câncer muito raro não tinha nem o conhecimento sobre o mesmo. Depois me encaminhei ao Pronto Socorro da minha cidade, chegando lá fui atendido por um Clínico Geral, onde em seguida fui encaminhando para o Urologista. Chegando lá ele solicitou alguns exames, dentre eles o Ultrassom do Testículo, alfa-feto proteínas e beta-HCG e como conclusão: Estava com Câncer de Testículo.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 
 
Lucas Rodrigues - É uma sensação que não dá para explicar! Fiquei branco, em choque, paralisado uns 2 minutos. Não é fácil você ouvir de um médico que você está com câncer. Mas aceitei numa boa. Em nenhum momento me perguntei: "Por que eu"?
 
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?
 
Lucas Rodrigues - A minha Família! Chegou a passar um filme pela minha cabeça, eu tão jovem e com um câncer. Apesar de toda informação do meu médico, passou várias perguntas na minha cabeça: Será que vou morrer? Vou poder ter filhos?  Nunca mais você vai ter medo de coisas bobas.   
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
Lucas Rodrigues - Depois disso fui encaminhado pra o Hospital do Câncer da minha cidade a "ACCCOM", fiz mais uma bateria de exames, esperei mais 8 meses até iniciar a quimioterapia. 
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
 
Lucas Rodrigues - Sim, o meu tratamento foi iniciado em Novembro de 2013.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 
 
Lucas Rodrigues - Na minha opinião não é a quimioterapia, e sim a pessoa aceitar que está com câncer. Por que, por mais que o tratamento do câncer de testículo seja "extremamente estressante", cada etapa concluída é um conquista. Orar, ter fé é essencial. Você vai ver que é mais forte que imaginava.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?  
 
Lucas Rodrigues - Sim, muitas náuseas, tonturas, calores, moleza, queda do meu cabelo. Eu comia pouquinho, de 3 em 3 horas, comida não muito saudável, "confesso", me hidratava muito com água e sucos de frutas. O ventilador me ajuda muito com os sintomas no verão, por que a gente não tem hora pra dormir e nem pra acordar, tenho muita sonolência dia e noite. Picolés não seguravam meu enjoo, ficava a base do Dramin! 
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?
 
Lucas Rodrigues - Continua sendo ótima, tenho uma verdadeira ADMIRAÇÃO por ele, por tudo que fez e está fazendo por mim. AMIZADE ETERNA.
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 
 
Lucas Rodrigues - Nutricionista.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
Lucas Rodrigues - Não, pois aceitei muito bem a doença e continuo aceitando. 
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
 
Lucas Rodrigues - Sim, pois cheguei a perder 10 quilos em uma semana em função da quimioterapia.
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
 
Lucas Rodrigues - Ainda me encontro em tratamento, sem data pra finalizar. 
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 
 
Lucas Rodrigues - Bem melhor do que antes, vivo intensamente cada minuto dela, saio com amigos, família e o câncer não me impede de correr atrás dos meus sonhos e objetivos. 
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Lucas Rodrigues - Atualmente estou afastado do trabalho por causa do tratamento, mas quero voltar aos estudos e fazer o curso de Pós-Graduação em Administração, quero aprender novas línguas e poder viajar bastante. 
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
 
Lucas Rodrigues - Para ter fé e acreditar sempre em Deus, pois sem Ele não somos nada. O cabelo cresce, a cura chega e a vida volta ao normal.
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
 
Lucas Rodrigues - Muito grande, pois conhecer a doença, os tratamentos e suas consequências físicas ajuda muito. Pesquisar sobre a doença, visitar sites na internet e conversar com especialistas e psicólogos também.
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 
 
Lucas Rodrigues - Sim, em livro, revista, site na internet e através do meu médico, que por sinal foi a forma mais segura de me informar tudo sobre a doença.
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  
 
Lucas Rodrigues - Através da internet, buscando informações sobre a doença. 
 
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
 
Lucas Rodrigues - Manter o site sempre atualizado.
 
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  
Lucas Rodrigues - Que os políticos se colocassem no lugar dos pacientes com câncer, gostaria também de pedir que não deixem os hospitais de referência do câncer morrer, pois Graças a Deus tive os melhores profissionais. E  que investissem mais na saúde pública, em especial aos Hospitais do Câncer de todo o Brasil. Façam a sua parte! 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho