Câncer de próstata: o que causa e os sintomas da doença

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/11/2021 - Data de atualização: 16/11/2021

Na campanha Novembro Azul deste ano, a GQ Brasil elenca e responde, com os dados disponibilizados pelo Google Trends, os principais questionamentos dos internautas sobre o câncer de próstata.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), este é o tipo mais comum de câncer entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.

Apesar do número preocupante, o Google Trends revelou que o país é um dos que menos pesquisam pela doença em todo o mundo: no último ano, ficamos em 52º lugar em um ranking de 74 nações que registraram interesse de busca pela doença.

O que causa e quais são os sintomas

O câncer de próstata nada mais é que o surgimento de tumor maligno na próstata.

Segundo Fábio Schutz, especialista em urologia e oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo –, não existe uma causa isolada, mas há algumas características familiares e genéticas que podem levar ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Sobre os sintomas, o médico explica que, de uma maneira geral, a doença é bastante silenciosa no início. "Daí a importância de se fazer os exames de rastreamento com PSA e toque retal, que podem auxiliar na detecção precoce, quando não há sintomas", alerta.

Quando o câncer de próstata cresce um pouco mais, explica Schutz, pode causar sintomas relacionados à urina, como a diminuição do jato urinário.

"Quando o câncer de próstata já está metastático, ele pode vir a causar dores ósseas visto que o principal local de metástase do câncer de próstata é o osso", diz.

Fonte: GQ Brasil 






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive