[CÂNCER DE OVÁRIO] Renata

Renata, diagnosticada com câncer de ovário, nos enviou este depoimento a fim de dividir sua experiência e, quem sabe, ajudar outras pessoas que estejam passando pela mesma experiência.

Leia abaixo a história de Renata.

Meu nome é Renata, tenho 44 anos, moro em Limeira, interior de São Paulo.

Tive câncer de ovário aos 41 anos.

Minha história é essa: Sempre fiz meus exames ginecológicos todos os anos. Em outubro de 2010 eu tive um episódio de dor abdominal do lado direito, muito forte, fui parar num Pronto-Socorro, mas ali pouco foi feito. Tornei a ter essa mesma dor forte mais ou menos em novembro do mesmo ano e o médico que me consultou me pediu uma Tomografia de abdômen. No resultado dessa Tomografia foi acusado que eu estava com um cisto no ovário direito. Como já era final de ano, eu teria mesmo que ir ao ginecologista no inicio de 2011, não me preocupei. No início de 2011 eu fui ao ginecologista e levei o exame. Ele me pediu uma Ultrassonografia de abdômen e também uma dosagem do CA 125. No resultado do ultrassom foi confirmada a presença de um cisto em meu ovário direito por endometriose.

Meu CA 125 também deu alterado. O médico disse que teríamos que fazer uma cirurgia eletiva e fazer a retirada do cisto e do ovário, já que eu não tinha mais intenção de engravidar. Quando eu estava fazendo todos os exames pré operatórios eu tive outra crise de dor abdominal aguda, isso aconteceu dia 6 de fevereiro. Ele me medicou mas nada tirava a minha dor. Foi quando meu ginecologista disse que faríamos uma cirurgia de emergência pois tudo indicava que meu cisto tinha se rompido.

No dia 08 de fevereiro de 2011 começou a minha jornada... aquela que parecia que seria uma cirurgia rotineira se tornou algo bem mais grave. A cirurgia foi feita, tudo correu muito bem, foi feita por videolaparoscopia. Minha recuperação foi ótima. Não passou em minha cabeça e nem na do meu médico que a história tomaria um rumo tão diferente. Na verdade em nenhum momento me preocupei com o resultado da biópsia! Pois bem... Passaram-se alguns dias e no dia 17 de fevereiro, eu em casa sozinha, recebo o telefonema de meu médico querendo falar comigo com urgência. Além de médico ele é amigo da família, então eu por telefone mesmo perguntei a ele o que estava acontecendo e ele me disse que tinha dado malignidade no resultado de meu exame!

Tudo escureceu ao meu redor, eu cai de joelhos no chão e clamei a DEUS pela minha vida porque eu estava com muito medo. Foi um dos dias mais difíceis da minha vida, chorei muito. Chamei meu marido e lá fomos ter a conversa com meu médico que seria a mais difícil até hoje que eu tinha vivido. Sim... eu com 41 anos tinha sido diagnosticada com câncer de ovário. Que tristeza, que medo, eu não sabia o que pensar daquilo tudo, eu só sabia chorar e chorar e orar e orar.

Fui encaminhada ao oncologista e ele me orientou voltar no ginecologista e fazer uma histerectomia total radical e assim foi feito. No dia 22 de fevereiro a histerectomia foi realizada, graças a Deus as coisas estavam se encaminhando. O resultado da biópsia agora já não havia malignidade, meu ovário esquerdo e meu útero estavam livres de neoplasia, graças a Deus o tumor era in situ. O resultado da biópsia da primeira cirurgia do ovário direito foi adenocarcinoma endometriótico, classificação PT1 c, porque ele realmente tinha estourado dentro do meu abdômen. Já o resultado da segunda e maior cirurgia foi negativo para neoplasia. Depois disso era me recuperar e me preparar para uma das experiências mais marcantes da minha vida, as sessões de quimioterapia!

Muito medo e tristeza.

Bom, elas começaram em maio e terminaram em 13 de setembro. Fazia toda semana as quimios, Taxol 3 semanas seguidas, depois fazia Taxol e Carboplatina e assim eram meus ciclos.

Nem preciso falar o quanto foi difícil, os efeitos colaterais são bem fortes, mas Deus esteve me sustentando dia a dia.

Me considero uma vitoriosa, hoje apenas faço controle semestral.

Sei o quanto o câncer de ovário é silencioso e DEUS me presenteou com aquelas dores e assim ele foi descoberto bem no início. Dou graças a DEUS pela minha vitória, esse DEUS maravilhoso que me sustentou e me curou.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho