[CÂNCER COLORRETAL] Émerson Mendonça

Émerson Mendonça, diagnosticado com câncer colorretal, nos enviou este depoimento a fim de dividir sua experiência, e quem sabe, ajudar outras pessoas que estejam passando pela mesma experiência.

Leia abaixo a história de Émerson Mendonça.

Fui batizado com o nome de Émerson Oliveira Mendonça. A luz ofuscou meus olhos pela primeira vez em uma manhã fria, 26 de junho de 1982, na cidade mineira de Itamarandiba. Nas primeiras horas deste dia uma jovem chorava de felicidade ao realizar um grande sonho de quase toda mulher: ser mãe. 

O nortão de Mato Grosso conheci 15 anos mais tarde, minha terra natal fica só na saudade. Atualmente sou residente da querida Matupá, que também aprendi a amar. Mas aqui vou descrever um pouco sobre o que é que senti ao ouvir que poderia deixar esta existência, esta vida, ou melhor, simplesmente e somente morrer.

É dia 06 de dezembro de 2012, tarde quente de Cuiabá, fim do dia, estou diante de um grande profissional do HCAN-MT, quando meus ouvidos captam em poucas palavras que em poucos dias poderia talvez deixar de viver esta vida humana, a morte estava a me espreitar.

Agradeço ao meu Senhor Deus Todo Poderoso, que me deu força para ficar firme diante da verdade, não tremi, não temi. Faltava ainda a biópsia, estava em mãos daquele grande cirurgião oncologista os exames de imagem: ultrassom e tomografia computadorizada dentre outros. Mas ele foi o primeiro a dizer que eu estava com risco de morte e quase 100% de certeza em ser um tumor maligno, um câncer. Na quarta-feira seguinte, recebi a confirmação da biópsia: exame positivo. 

Por isso digo que tudo na vida é bom, mesmo a doença ou a morte. Quando chego ao hospital recebo um novo nome: PACIENTE, tenho que fazer jus ao nome recebido e ser paciente, (paz e ciência e não passiente - passividade). Tive tempo em pensar um pouco sobre algo que muita gente afirma que tudo tem que ser positivo, grande ilusão, nem tudo deve ser positivo e também a morte não é tão ruim, senão o Filho de Deus não teria morrido como um grande criminoso, desordeiro para provar o quanto o  Criador nos ama e tem uma BELA CIDADE  todinha em ouro e pedras preciosas onde o tempo não tem mais efeito sobre os viventes, onde não tem noite, nem tarde, nem manhã, nem frio, nem calor, nem morte, nem choro, nem dor. Nesta cidade tudo é perfeito, o dia é apenas o dia sem fim e para chegarmos lá teremos de passar pela morte com dor ou sem dor, com certeza da morte estar próxima ou chegar sem esperar. Todos temos a grande certeza que a morte não se vende e é certa a todos, sem discriminação ou escolha.

Se alguém lhe der uma casa coberta de ouro será que você vai se entristecer, pelo fato de ser obrigado a destruir a casa de taipa que você reside? Duvido! Deus tem uma cidade, não é uma casa, está toda em ouro e pedras preciosas, um rio de felicidade e não queremos?

Felicidade... O que é isto? Será que é dinheiro, fama!?!

É o que pensei, na CIDADE DE OURO não sei se serei um dos convidados dignos dela, então vou buscar fazer de meus últimos dias os dias mais felizes de minha vida, é final de 2012, talvez nem verei o início de 2013.

Passou 2012, 2013 e estou chegando à metade de 2014, o câncer? Morreu! Eu continuo aqui com vida, sem sinal deste caranguejo, tenho uma cirurgia marcada para o dia 23 de maio, está bem próximo, hoje que estou escrevendo estas simples palavras, é dia das mães, segundo domingo de maio de 2014. Estou com uma colostomia e depois de vários exames retorno novamente ao cirurgião para reconstrução de meu trânsito intestinal em breve.

Agradeço acima de tudo ao meu Deus que tanto ama a todos nós, aos companheiros (as) de caminhada que meu Senhor colocou em minha vida, muitos não conheço, nem sei o quanto fizeram e fazem por mim e por tanta gente. Para descrever tudo vai demorar, conforme tenho oportunidade passo adiante o amor de meu Jesus em minha vida. Obrigado a todos...
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho