[CÂNCER COLORRETAL] Carlos de Franco

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Carlos de Franco - Me chamo Carlos Augusto de Franco, tenho 36 anos, nasci e moro em São Paulo capital desde sempre. Sou formado em Publicidade e Propaganda e tenho dez anos de experiência com trabalhos em internet. Atualmente tenho uma loja de cosméticos com a minha noiva. Adoro ler, sou um leitor inveterado de livros, principalmente de história, revistas e quadrinhos. Amo cinema e série de TV.

Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

Carlos de Franco - Tive a princípio um tumor no reto, que foi vencido em 2013 e agora descobrimos um novo tumor no intestino.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Carlos de Franco - Descobri no começo de 2013. No final de 2012 para 2013, algumas semanas antes de viajar para o Réveillon comecei a apresentar sintomas clássicos de câncer no reto, como sangramento e vontade constante de evacuar. Como seria minha primeira viagem em anos e jamais imaginei que seria algo tão sério deixei para me consultar com o proctologista na volta. Ele pediu uma colonoscopia e veio o resultado que estava com o tumor.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

Carlos de Franco - Como todo mundo que ouve a notícia pela primeira vez e não tem muita informação achei que era uma sentença de morte. Com o tempo e devidamente informado fiquei mais confiante, mas mesmo assim fiquei bem nervoso e preocupado, principalmente com a quimioterapia e a radioterapia. A princípio me senti muito só por ninguém na minha família ter passado por isso, diria até que me senti amaldiçoado, mas, novamente, com a informação e tempo para absorver tudo me senti mais calmo e confiante. 

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Carlos de Franco - Minha maior preocupação era o que a doença faria com minha família pois sabia que eles seriam tão afetados quanto eu. Claro que me preocupava com meu futuro e saúde, mas não queria que pessoas que são queridas a mim sofressem em demasia por minha causa.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Carlos de Franco - Rapidamente fiz os exames de estadiamento o que me deixou mais aliviado pois descobri que não tinha metástase e que o tumor era tratável e operável. Isso também trouxe um alivio melhor a minha família. Também comecei a buscar informação sobre a doença e me apegar a uma certeza de cura inabalável.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Carlos de Franco - Sim, o primeiro tumor foi derrotado. Fiz diversas sessões de quimioterapia e radio e alguns meses depois operei a retirada do tumor. Como não foi possível retirar tudo fiz mais alguns meses de quimio e radio para eliminar todo o tumor. Foi um sucesso. Depois disso fiquei apenas combatendo os efeitos colaterais do tratamento. Algumas semanas atrás descobrimos que um novo tumor surgiu no intestino. Esse tratamento está para começar em breve.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Carlos de Franco - Com certeza a radioterapia. Ela deixou muitos efeitos colaterais que foram bem danosos ao meu corpo. A radio se encerrou no ano de 2013 e ainda estou combatendo os efeitos colaterais que ela deixou no meu corpo.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 

Carlos de Franco - Tive muitos. Fraqueza, um rompimento na bexiga, e um semi-aneurisma que quase levou minha vida. A quimioterapia foi "mais leve” e me deu apenas fraqueza e emagrecimento.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Carlos de Franco - Tive muita sorte com meus médicos. Sempre tive um relacionamento aberto com eles pois gosto da verdade. Desde o começo pedi que não me escondesse nada e deixasse bem claro todas as possibilidades bem claras para mim. Confio plenamente no meu oncologista e sigo a risca todas as determinações dele.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

Carlos de Franco - Tenho vários médicos me atendendo no momento: urologistas, proctologistas, infectologistas, nutrólogos, fisioterapeutas e um terapeuta.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Carlos de Franco - A princípio não. Sempre resisti a ajuda psicológica por achar que não era necessária. Mas conforme passou o tempo e progredido a doença tive que tomar anti-depressivos e recentemente iniciei uma terapia que tem me feito muito bem. 

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Carlos de Franco - Tenho uma nutricionista e uma nutróloga que me atendem desde o começo. Como minha alimentação foi prejudicada precisei de ajuda para tentar manter um equilíbrio alimentar e não emagrecer demais. Mesmo assim perdi quarenta quilos no processo, até hoje. 

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Carlos de Franco - Estou em tratamento para lidar com os efeitos colaterais da radioterapia e agora vou iniciar o tratamento do segundo tumor. Farei diversas sessões de quimioterapia e depois se possível irei operar e me livrar desse tumor para sempre.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

Carlos de Franco - Minha vida hoje está em um hiato. Estou administrando minha loja a distância mas fico a maior parte do tempo em casa pois estou muito fraco para ficar muito tempo na rua. No momento estou a um mês internado e não tenho previsão de alta pois ainda vou iniciar o novo tratamento. Então posso dizer que minha vida está girando 100% em torno do meu tratamento no momento. 

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Carlos de Franco - Como disse tenho uma loja mas pretendo arranjar um novo emprego assim que for possível pois gosto de escrever e gostaria muito de explorar esse mundo. Quem sabe não escrevo um livro ou trabalho com literatura de alguma fora seja em editoras ou mesmo abrindo uma livraria. Tenho planos de viajar muito ainda, me casar com minha noiva e conseguirmos nossa casa própria. Todos sonhos que pretendo realizar assim que encerrar essa fase da minha vida.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Carlos de Franco - Primeiro que ela abandone a noção de que câncer é uma sentença de morte pois não é. A medicina está a cada dia mais avançada e tudo é possível para quem acredita na cura. Tentar manter a calma e se informar muito. Conversar e entrar em contato com pessoas que estão ou já passaram pela mesma situação ajuda muito e se lembrar que por pior que pareça sempre poderia ser pior. Tenha fé, se informe e jamais desista de lutar. Se precisar chorar, chore, mas nunca desista pois a mente tem muita influência no corpo. Mantenha o bom humor sempre que possível. Uma forma que encontrei de lidar com isso foi através do humor. Criei no facebook uma página de um personagem, um herói na luta contra o câncer chamado Homem Sombra e todo dia publico um conto novo cheio de humor baseado nas minhas próprias experiências. Isso tem me ajudado a tirar o foco do tratamento e a passar melhor o dia. Além da oportunidade de ajudar outras pessoas através dos meus textos.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Carlos de Franco - Se informar é vital. Existe muitas ideias errôneas e pré–concebidas sobre o câncer que nem sempre estão corretas. Quanto mais informações você tem mais condições psicológicas você tem de enfrentar esse período difícil e de muita luta. Busque se informar sempre, mesmo que você ache que sabe tudo.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

Carlos de Franco - Sim com certeza. Busquei informações com meus médicos, amigos, amigos de amigos, e qualquer pessoa que tenha passado por essa experiência seja como paciente ou parente/amigo de um. Ler relatos de pacientes é também de grande ajuda para você perceber que não é único e nem uma vítima da doença. Ela acontece e quando mais cedo você aceitá-la melhor. Busque na internet, em palestras, vá conversar com outros pacientes, faça o que for necessário mas busque sempre se informar

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Carlos de Franco - Conheci através da minha terapeuta que me indicou o site. Explorei e gostei muito do trabalho realizado pois é de suprema importância tentar dar a melhor qualidade de vida possível para quem luta e está tão fragilizado física e psicologicamente. 

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Carlos de Franco - Apenas que vocês continuem com esse trabalho maravilhoso e tão importante. Levar informações, promover palestras, encontros entre pacientes ajudam a melhorar o astral e a levar a tão importante informação aos pacientes e seus familiares. Lutar junto aos políticos e responsáveis por uma melhora no atendimento público de pacientes diagnosticados é uma luta sem fim e de suprema importância que não pode nunca ser abandonada. Vocês estão de parabéns. 

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  

Carlos de Franco - O que muito me indigna é a forma como a saúde pública lida com os pacientes. O descaso é flagrante e me dá raiva ver em reportagens ou ouvir de médicos que pacientes diagnosticados que dependem da saúde pública esperarem meses ou até mais de ano para fazer seus exames e receber seu tratamento ou remédios gratuitos. Com o câncer a velocidade no tratamento é vital ninguém pode ficar esperando na mão de uma saúde pública deficiente enquanto tanta verba é desviada e roubada. A luta contra o câncer e outras doenças dessa gravidade tem que ter prioridade na saúde pública. Os governos também têm que investir mais em qualidade de vida promovendo programas que visem exatamente isso pois nessa luta a qualidade de vida e acesso rápido a exames e remédios é imprescindível. 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho