[ARTIGO] Previna-se Já!

Saiba como prevenir os cinco principais e mais frequentes tipos de câncer

Câncer de Mama - Mensalmente, todas as mulheres devem fazer o autoexame das mamas, com o objetivo de se conhecer melhor o seu corpo e com isso detectar qualquer alteração, formação de nódulos e ou secreções no mamilo. O autoexame não descarta a realização do exame clínico das mamas que é o exame realizado pelo médico ginecologista anualmente com a finalidade de diagnosticar alguma alteração na mama.

Toda mulher, a partir dos 40 anos de idade, deve realizar a mamografia anualmente. Já as mulheres que apresentam casos de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha, diagnosticado antes dos 50 anos) devem realizar a mamografia anualmente.a partir dos 35 anos de idade, só dessa maneira é possível detectar precocemente o câncer de mama, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Câncer de Próstata - A partir dos 50 anos de idade, todo homem deve ficar atento para o risco de câncer de próstata. Exames como: PSA, toque retal, e ultra-sonografia da próstata são fundamentais para a detecção precoce da doença. O exame denominado PSA, sigla em inglês que significa Antígeno Prostático Específico, permite saber se os níveis dessa proteína produzida pelas células prostáticas estão dentro dos valores normais.

Já no toque retal, o urologista avalia como está a próstata, por exemplo se está endurecida, com formato irregular ou aumentada. Esses exames devem ser feitos em conjunto pois a associação dos dois possibilita identificar quase todos os casos de câncer de próstata. Fazer o exame de toque retal é fundamental para a detecção precoce da doença.Quando o tumor ainda se encontra dentro da próstata (encapsulado), os índices de cura são de 85 a 90%. Quando sai e se dissemina pelos tecidos vizinhos (metástase), as chances de cura diminuem.

Homens acima de 40anos com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem redobrar a atenção.

Câncer de Intestino - O Câncer de Intestino, também conhecido como câncer de colo-retal, é o câncer mais frequente do aparelho digestivo. Os sintomas são muito variáveis, como alteração de hábito intestinal e perda de sangue nas fezes. Atualmente, a colonoscopia é o exame mais importante para o diagnóstico do câncer de intestino. Esse método permite examinar toda a superfície interna do intestino e, se necessário, realizar biópsias ou retiradas de pólipos, que podem ser precursores do câncer. A pesquisa de sangue oculto nas fezes também tem papel importante na detecção precoce do câncer. Pessoas com histórico familiar de câncer colo-retal e aquelas acima de 50 anos, devem fazer avaliações periódicas para detecção da doença.

Câncer de Pulmão - O câncer de pulmão representa a principal causa de morte por câncer no Brasil, sendo que, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao tabagismo. Ao fumar, uma pessoa inala mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo cerca de 60 delas comprovadamente cancerígenas. É importante lembrar que não existe forma segura de consumo de qualquer derivado do tabaco.

O câncer de pulmão não apresenta sintomas específicos. Por essa razão, especialmente os fumantes devem estar atentos a qualquer sintoma ligado ao sistema respiratório, como tosse, falta de ar, presença de sangue no escarro. O câncer de pulmão é uma doença difícil de ser diagnosticada em fase inicial, mesmo com a realização de exames rotineiros. A maioria dos casos é descoberta já na fase avançada da doença, o que diminui grandemente as chances de cura.

Não começar a fumar ou, para quem fuma parar de fumar é a forma mais efetiva de diminuir as chances de desenvolver câncer de pulmão.

Câncer de Pele - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA - o câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% dos tumores diagnosticados. Independentemente do tipo de pele, a exposição ao sol, seja no dia-a-dia ou em momentos de lazer devem ser acompanhadas de proteção: Evite a exposição solar das 10:00 h as 16:00 h, utilize diariamente protetores solares que oferecem proteção aos raios UV-B e UV-A, que tenha FPS - Fator de Proteção Solar - de 15 a 30 reaplicando de 2 em 2 horas.

Fique atento aos principais sinais e sintomas da doença: crescimento de pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramentos não são normais. Procure o médico dermatologista em caso de dúvida. Praticamente 90% dos casos de câncer de pele são curáveis quando diagnosticados precocemente.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho