Agosto é o mês de prevenção e conscientização para o câncer de pulmão. Pensando nisso, nós apresentamos à deputada Flávia Morais a importância de se discutir o tema, que prontamente apresentou requerimento para realização de audiência pública na Câmara dos Deputados.
O câncer de pulmão soma cerca de 13% de todos os novos casos de câncer. É o segundo tipo de câncer com maior incidência de morte entre homens e mulheres.
O diagnóstico precoce é um grande desafio nesse tipo de câncer, já que ele evolui rápido e na maioria dos casos os sinais e sintomas só aparecem em estágio já avançado da doença. Além desses desafios próprios de se realizar o diagnóstico precoce em pessoas que apresentam os sinais e sintomas, lidamos com um segundo desafio que é o estabelecimento de um rastreamento efetivo e seguro em populações que se enquadram como grupo de risco.
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, mas além dele, um estudo recente mostrou que outros 29 agentes foram reconhecidos como fatores de risco, com vários graus de risco e prevalências de exposição.
Leia na íntegra o requerimento que enviamos à Câmara.
A audiência acontecerá no dia 26 de agosto, às 14h. Também foram convidados para participar, além de nós do Oncoguia, o Ministério da Saúde; o dr. Arn Migowski, chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do INCA; dra. Clarissa Mathias, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC); a dra. Irma de Godoy, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e o dr. Ricardo Sales, médico cirurgião torácico. Acompanhem nossas redes que vamos colocar o link para acompanhar ao vivo pelo canal do youtube.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.