ANS responde Oncoguia sobre tratamento da dor

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/08/2021 - Data de atualização: 05/08/2021

Em 25 de Maio, o Oncoguia enviou um ofício à ANS sugerindo a alteração no título da DUT 54.4, para que se tenha mais clareza sobre a diretriz . A DUT 54.4 foi alterada no início de 2021 passando a abarcar dentre a cobertura obrigatória dos planos de saúde não só medicamentos para a dor proveniente do tratamento oncológico, mas também a dor proveniente da própria doença. Apesar da maior abrangência que foi dada na cobertura com essa atualização, o título da diretriz ainda estava mais restrito, o que poderia induzir a erros na concessão de tratamento pelos planos de saúde. 

Assim, a mudança proposta pelo Oncoguia à ANS foi no seguinte sentido:

Onde se lê: 
54.4 TERAPIA PARA DOR RELACIONADA AO USO DE ANTINEOPLÁSICOS 1. Cobertura obrigatória de analgésicos, opiáceos e derivados, de acordo com prescrição médica, para pacientes oncológicos com dor relacionada à patologia ou a seu tratamento. 

Sugerimos: 
54.4 TERAPIA PARA DOR RELACIONADA À PATOLOGIA OU A SEU TRATAMENTO ANTINEOPLÁSICO 1. Cobertura obrigatória de analgésicos, opiáceos e derivados, de acordo com prescrição médica, para pacientes oncológicos com dor relacionada à patologia ou a seu tratamento.

No dia 29/07 a ANS nos respondeu que: 
"[...] em momento oportuno, no bojo de outros ajustes da Resolução Normativa n° 465/21, a sugestão de alteração encaminhada será avaliada e, se pertinente, a área técnica da ANS procederá à correção do título do procedimento."

Aguardamos o acatamento da sugestão proposta para que assim não haja equívocos no fornecimento das terapias orais para dor oncológica nos planos de saúde.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive