Conforme publicação no Diário Oficial da União, de 2 de maio de 2021, a ANS passou a incorporar como medicamento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados, a terapia oral venetoclax (VENCLEXTAR) em combinação com obinutuzumabe para o tratamento em primeira linha de pacientes com LLC - um tipo de leucemia que acomete principalmente adultos com cerca de 65 anos.
A incorporação pela ANS é resultado de um processo de avaliação técnica que se iniciou em novembro de 2021 com submissão da indicação realizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular (ABHH), sendo a realização da consulta pública a última etapa3, que apresentou parecer favorável à incorporação. Aprovada pela ANVISA em 2019, a combinação de venetoclax com obinutuzumabe foi considerada como "Terapia Revolucionária" pela FDA nesse mesmo ano.
Venetoclax é o primeiro de uma nova classe de medicamentos (inibidores de BCL-2) que age para restaurar o processo natural de apoptose (morte) da célula leucêmica, conforme demonstrado pelos estudos que embasaram as aprovações regulatórias globais. A combinação com obinutuzumabe proporciona um tratamento de duração fixa de um ano, sem uso de quimioterapia, capaz de induzir taxas de respostas profundas e duradouras, e com potencial de cura funcional.
A LLC é uma doença crônica rara e de curso heterogêneo com importante impacto econômico e na qualidade de vida dos pacientes, sendo caracterizada pelo acúmulo progressivo de células brancas (linfócitos B) malignas. Segundo informações do INCA (2020), no Brasil a estimativa de novos casos de leucemias (incluindo, além de LLC, LMA, LLA e LMC e outras)por ano totalizou 10.810 entre homens e mulheres.
Fonte: SPMJ Comunicação/AbbVie
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.