Quando o câncer de cólon ou reto se dissemina e existem pequenos tumores no fígado ou nos pulmões, essas metástases podem ser removidas por cirurgia ou por outras técnicas, como a ablação ou embolização.
A ablação e a embolização são opções de tratamento para pacientes cujos tumores metastáticos recidivam após a cirurgia, para tumores que não podem ser curados com cirurgia ou para pacientes que não podem fazer a cirurgia por outros motivos clínicos. Isso pode aumentar a sobrevida do paciente, além de também poder tratar outros problemas, como a dor causada pela doença.
Na maioria dos casos, os pacientes não precisam ficar internados para a realização desses tratamentos.
Ablação
As técnicas de ablação são usadas para destruir tumores pequenas (até 4 cm) sem removê-los com cirurgia. Existem diferentes técnicas de ablação:
Efeitos colaterais da ablação
Os possíveis efeitos colaterais após a ablação incluem:
Complicações mais graves não são comuns, mas são possíveis.
Embolização
A embolização é um procedimento que injeta substâncias para obstruir ou reduzir o fluxo de sangue para as células cancerígenas no fígado.
A embolização é uma opção para pacientes com tumores maiores que 5 cm que não podem ser tratados com ablação. A embolização reduz parcialmente o fornecimento de sangue para o tecido hepático normal, não sendo uma boa opção para pacientes com o fígado danificado por doenças como hepatite ou cirrose.
Existem 3 tipos principais de procedimentos de embolização para tratar o câncer de cólon ou reto que se disseminou para o fígado:
Efeitos colaterais da embolização
As possíveis complicações após a embolização incluem:
Complicações mais graves não são comuns, mas são possíveis.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.