5 Dúvidas sobre sua Prescrição Médica

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/08/2015 - Data de atualização: 15/08/2015

Quando você receber sua prescrição médica tire todas as suas dúvidas antes de sair do consultório.

1. Para que serve este medicamento?

Isto pode parecer óbvio, mas a maioria dos pacientes não sabe para que serve os remédios prescritos. Alguns pacientes acabam se sentindo desmotivados quando não sabem a finalidade da medicação. Alguns remédios são indicados para vários tipos de doenças e sintomas. Pergunte ao seu médico o porquê da indicação.

2. O que pode acontecer se eu não tomar este medicamento?

Esta pergunta pode parecer estranha, mas a realidade é que mais de 50% dos medicamentos prescritos são tomados incorretamente, isto quando tomados. Fique atento e saiba que a prescrição precisa sim ser seguida a risca para se obter os resultados desejados.

3. Quando poderei sentir os "resultados” deste medicamento?

Um dado importante. Será que meu problema será resolvido em 1h ou em 2 meses? Saber o que esperar é essencial. Um tratamento para depressão costuma demorar de 2-6 semanas para começar a fazer efeito. Agora, se o paciente tem alguma dor aguda, esta deve começar a melhorar dentro de 1h. Caso contrário, talvez seja necessário reajustar a dose do medicamento. E se depois de 3 dias de antibiótico a infecção continuar progredindo, procure seu médico, você deve ser reavaliado. Saiba o que esperar e sempre pergunte se tiver dúvidas.

4. O que eu faço se eu tiver algum problema com esse medicamento?

Nem todos os efeitos colaterais exigem que a medicação seja trocada. Muitos problemas podem ser resolvidos ajustando a posologia, intervalo de administração e modo de tomar o medicamento. Mas também pode ser necessário substituir o medicamento. Converse com seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais de sua medicação e o que você pode fazer em cada caso.

5. Posso tomar este medicamento junto com outros medicamentos?

Essa é a maior dúvida dos pacientes. É importante informar ao médico todos os remédios utilizados, incluindo os que não necessitam de receitas. Os pacientes tendem a não mencionar vitaminas e remédios naturais por julgarem seguros e não prejudiciais. No entanto, estes podem acabar interagindo com os medicamentos prescritos.

Prepare-se para a consulta e leve tudo anotado:

  • Suas perguntas.
  • Medicamentos em uso.
  • Efeitos colaterais que sentiu após o inicio de um novo medicamento.





Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive