4 alimentos que auxiliam na proteção contra o câncer de mama

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/10/2021 - Data de atualização: 29/10/2021

O mês de outubro está acabando, mas devemos continuar com os cuidados e com a conscientização sobre a importância do nosso estilo de vida para ajudar na prevenção do câncer de mama. Leia mais sobre estilo de vida como fator preventivo aqui.

No conteúdo de hoje, finalizei esse assunto do mês falando sobre 4 alimentos que possuem propriedades nutricionais importantes e relatadas em estudos, no papel de prevenção do desenvolvimento de câncer de mama, por conta do teor de fitoativos e de outros componentes nutricionais.

Veja a seguir:

1. Grãos integrais
Ricos em fibra alimentar, ela tem vários efeitos protetores, que incluem inibir a reabsorção de estrogênio intestinal e modular os níveis de colesterol e a liberação de glicose, reduzindo assim o risco de desenvolvimento de tumores.

2. Frutas vermelhas
O efeito protetor das frutas vermelhas parece estar ligado ao seu alto teor de substâncias benéficas (vitaminas, minerais, polifenóis, fitoestrógenos) que possuem ação antioxidante, impedindo a ativação de muitos carcinógenos e evitando danos ao DNA contra o dano oxidativo.

3. Vegetais folhosos
São ricos em luteína, zeaxantina, folatos, vitamina A e carotenóides, que são antioxidantes e também capazes de regular o metabolismo do estrogênio e inibir o crescimento de tumores.

4. Cogumelos
Estudos mostram que algumas substâncias derivadas de cogumelos, como polissacarídeos, são conhecidas por suas propriedades antitumorais e imunomoduladoras, devido ao aumento da atividade do sistema imunológico em proteger contra recorrências tumorais.

Referência
Buja, Alessandra et al. Breast Cancer Primary Prevention and Diet: An Umbrella Review. Jornal internacional de pesquisa ambiental e saúde pública vol. 17,13 4731. 01 de julho de 2020.

*Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”.

Fonte: Rede Globo






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive