​Conitec disponibiliza vídeo das reuniões plenárias

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/07/2020 - Data de atualização: 20/07/2020

O que houve?

No último dia 6, o Instituto Oncoguia enviou ofício ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), Sr. Hélio Angotti Neto, requerendo a transmissão pública e ao vivo das reuniões plenárias da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC), já a partir da 88ª reunião,  realizada nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2020.

Em resposta ao ofício enviado, datado do dia 07 de julho, o Ministério da Saúde informou que a 88ª Reunião da Conitec foi excepcionalmente realizada de maneira virtual diante da situação da pandemia da COVID-19, com o intuito de atender às medidas de segurança e prevenção da doença. Além disso, destacou que esta foi a primeira vez em que todos os atores foram reunidos virtualmente. 

Sobre a transparência e divulgação de suas reuniões, a Conitec informou que caso opte por implantar a transmissão on line, ainda não será neste momento. Nenhuma referência fez em relação a divulgação do vídeo na íntegra após a realização da reunião.

No entanto, no dia 13 de julho, a Conitec passou a divulgar na íntegra o vídeo das reuniões em seu canal no Youtube. Segundo nota divulgada pela Comissão no dia 13/07/2020, desde o dia 03 de junho, já se sabia que as reuniões seriam gravadas e disponibilizadas. 

Parabenizamos a CONITEC pela decisão de publicizar o vídeo da reunião. Apenas lamentamos o fato de não ter informado previamente a sociedade sobre a decisão tomada em junho de que, a partir da reunião de julho, disponibilizaria o vídeo. Isso teria evitado uma série de ações e esforços da sociedade civil buscando maior transparência da Comissão nos dias que antecederam à última reunião.

Operação Ver para Crer e Movimento #TransparênciaéRegra 

Vale destacar que o pedido da transparência das reuniões plenárias da Conitec é objeto de iniciativa de Advocacy do Instituto Oncoguia desde 2017. A iniciativa, apelidada como “Operação Ver para Crer”, resulta, finalmente, na disponibilização da gravação da reunião.

A proposta também integrou nosso Posicionamento sobre as 6 medidas de aprimoramentos para a Conitec. Na oportunidade, destacamos que o nível máximo (e ideal) de transparência proposto é por meio da transmissão ao vivo pela internet de todas as reuniões, mas que a publicação posterior da gravação das reuniões já tornaria o processo muito mais transparente e alinhado aos interesses públicos.

Além da atuação de nosso Advocacy, destacamos o envolvimento dos demais atores da sociedade civil que, juntos, empenharam-se no movimento “Transparência é regra”, o qual, igualmente, pediu mais transparência à Conitec.

Em nota, a Conitec informou que a iniciativa recém implementada permite que interessados tenham acesso ao conteúdo debatido pela Comissão, sendo que tal proposta já vinha sendo estudada e agora se confirma como mais um passo ao acesso à informação e transparência nas deliberações da Conitec.

E agora?

As discussões e argumentações do plenário da Conitec encontram-se disponíveis em vídeo através do Youtube e página de Reuniões da Comissão.




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive