Nessa página especial disponibilizamos diferentes materiais educativos que ajudarão o paciente ou o familiar a compreender melhor a doença, tratamentos e dessa forma se preparar, ainda mais, para enfrentar e superar essa fase da vida. Faça o download e boa leitura!

Estou com câncer, e agora?
Câncer de Fígado

O carcinoma hepatocelular é a forma mais frequente de câncer de fígado em adultos. Ele tem padrões diferentes de crescimento: alguns começam como um tumor único e outros surgem como muitos nódulos pequenos por todo o fígado, sendo que essa última situação é frequente em pessoas com cirrose hepática.

Download
Qualidade de Vida
Como participar ativamente do meu tratamento?

Você sabia que você, paciente oncológico, é uma peça fundamental no seu tratamento? Você tem o direito de ter sua voz ouvida e fazer com que suas vontades e prioridades sejam levadas em consideração em todas as etapas. Afinal, você é o maior interessado no sucesso do seu tratamento e essa sua motivação e envolvimento são fundamentais.

Download
Qualidade de Vida
Relação entre médico e paciente: como se preparar

Algumas dicas e orientações podem ser úteis para que médico e paciente se tornem, de fato, um time, uma boa equipe trabalhando pela sua saúde e pelo seu bem-estar. Antes de ir ao médico, reúna informações importantes e necessárias, como histórico de câncer na família e outros problemas de saúde já tratados.

Download
Estou com câncer, e agora?
Câncer de Bexiga

Os sinais e sintomas mais frequentes do câncer de bexiga são sangue na urina e mudanças nos hábitos urinários ou sintomas irritativos. O câncer de bexiga também pode, algumas vezes, provocar alterações na micção, como: urinar com frequência maior que a habitual; sensação de dor ou queimação ao urinar; urgência para urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia; e, problemas para urinar ou fluxo de urina fraco.

Download
Medicina Personalizada
Meu câncer não é igual ao seu

Medicina personalizada é um termo usado para designar a utilização de medicações que podem beneficiar um paciente, mas não necessariamente outro. No entanto, medicina personalizada é muito mais que a simples seleção de um medicamento: as necessidades de um paciente são individuais em função de diversas características como idade, uso de outras medicações, doenças concomitantes, estrutura na qual o paciente é tratado e aspectos psicológicos.

Download
Guia do Cuidador
Guia para o Familiar de um Paciente com Câncer

Quando um familiar descobre o diagnóstico de câncer é normal que passe a ser o centro das atenções e dos cuidados da família. Nesse momento, alguns parentes mais próximos, como cônjuge, filhos, pais ou irmãos podem assumir o papel de cuidador da pessoa com câncer e, ao desenvolver este papel, pode acontecer de deixar de lado os cuidados com si próprio e com suas necessidades.

Download
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho