Confira aqui os depoimentos

  • Michelle Costa Campos - Câncer de Cabeça e Pescoço
    Que bom ter esse cantinho para contar nossas experiências e saber que não estamos sozinhas.
Hoje posso falar da minha querida Lucianne sem lágrimas nos olhos.
Minha prima tinha 31 anos, sofreu um acidente de carro e foi levada ao hospital para fazer exames e ver como estava devido ao acidente. Ao realizar os exames de imagem (Tomografia e Ressonância), foi diagnosticada com câncer. Eu cheguei a questionar como os médicos poderiam fechar um diagnóstico de câncer apenas com exames de imagem? Mas eles estavam corretos, já tava com metástase.
Foi um choque para toda a familia, mais ainda pra mim pois além de prima era a irmã que nunca tive.
O quadro dela começou a piorar pois tinha um tumor no cérebro, e, devido o tamanho já estava tendo muita cefaléia e convulsões. Resolveram realizar a cirurgia para a retirada do tumor. Foi realizada a biópsia e descobrimos o tumor primário (Coriocarcinama de Placenta). Eu particularmente nunca tinha escutado esse tipo de tumor, cheguei a pensar que poderia ter sido uma gravidez não completa (tipo gravidez Molar). Passei a pesquisar e estudar sobre o câncer e os diversos tipos. Acho que para enfrentarmos a doença é necessário saber do que se trata, tipo de tratamento, etc. Desde o diagnóstico ao seu falecimento foram 4 meses, 102 dias de internação em vários hospitais em São Luís do Maranhão. Sempre muito bem assistida por médicos, enfermeiros e os demais da equipe. Ela chegou a fazer radioterapia na cabeça (por não terem conseguido tirar o tumor por completo) e quiomioterapia, ela ficou tão debilitada. Eu sempre acreditei muito em Deus, diferente dela, e o que eu poderia fazer era falar de Jesus pra ela. Até pra que ela viesse a crer na cura, seja ela física ou espiritual, que foi o caso dela.
Sofri demais com a perda dela. Mas pra mim, Lucianne serviu de inspiração para a escolha do meu curso. Estou me formando em Enfermagem e pretendo me especializar em Oncologia. E ajudar a aliviar a dor de pacientes e familiares desses pacientes.
Que bom ter esse cantinho para contar nossas experiências e saber que não estamos sozinhas.