Rudá de Paula Pinheiro, de 64 anos, foi diagnosticado com câncer de rim em 11 de fevereiro de 2019. Em 21 de maio, ele entrou em contato com o Oncoguia para se informar e pedir orientação sobre o agendamento da sua cirurgia que estava demorando demais.
Na ocasião, a equipe do Hospital Brigadeiro, onde ele era atendido, o informou que a unidade estava passando por reforma e por isso contava com muitos encaminhamentos atrasados. “Eu cheguei a argumentar falando da lei dos 60 dias, que já tinha conhecido com ajuda do Oncoguia, mas a funcionária me disse que a lei não funcionava muito lá no hospital e que não tinha passado 60 dias desde que eu havia passado com o médico, acontece que a lei conta desde o diagnóstico e não desde a última consulta”, conta Rudá.
Orientamos então que ele formalizasse sua reclamação por e-mail com a ouvidoria do hospital. Até 17 de junho, ele não havia recebido nenhum retorno e voltou a ligar para nosso canal Ligue Câncer. Nossa equipe, então, entrou em contato diretamente com a Ouvidoria do Hospital Brigadeiro e foi informada de que eles haviam tido um problema com os e-mails, mas que iriam dar uma atenção ao caso do paciente em questão.
Pouco depois, os funcionários do Hospital entraram em contato com o paciente, mas para informar que, infelizmente, os agendamentos das cirurgias estavam demorando de quatro a cinco meses.
Acolhimento
Por ter uma renda superior a 3 salários mínimos, Rudá não pode ser auxiliado pela Defensoria Pública e também não tinha condições de contratar um advogado particular.
“Eu não tinha muito o que fazer, mas só de poder conversar com vocês, já ajudou muito a passar por essa fase. Eu ligo sempre no canal Ligue Câncer e sempre sou muito bem atendido”, conta.
Em 6 de novembro, o paciente teve os exames pré-operatórios realizados. Na ocasião, foi realizada uma tomografia que apontou o aumento de tamanho do tumor. Ele também foi informado de que o medicamento que tomava para pressão alta estava prejudicando o câncer.
No dia 19 de novembro, 9 meses após a confirmação do diagnóstico, Rudá conseguiu, finalmente, realizar a cirurgia e retirou cerca de 20% do rim. Em dezembro, ele precisou passar por um novo procedimento para a colocação de sonda, dreno e cateter no rim, porque estava liberando muita secreção no período pós-operatório.
Agora, o paciente se sente bem e já retomou suas atividades normalmente. “Conheci o Oncoguia através da internet e me ajudou muito. A gente é leigo, fica perdido. Por mais que eu não tenha conseguido fazer a lei valer no meu caso, eu estava bem informado e me sentindo menos sozinho”, relata Rudá.
Se você tem alguma dúvida, está precisando de orientação, ou simplesmente precisa de apoio e acolhimento após o diagnóstico de um câncer, você não está sozinho! Conte com o Oncoguia, entre em contato pelo canal Ligue Câncer no telefone 0800 773 1666. A ligação é gratuita e atendemos de segunda a sexta, das 9h às 17h.
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