Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Você é lider de si mesmo?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/01/2017 - Data de atualização: 31/01/2017


Liderança é uma competência muito falada e discutida no ambiente corporativo. Você já imaginou a relevância dessa competência para sua vida pessoal?

Pouco se percebe que para liderar em qualquer contexto profissional, é preciso liderar si mesmo. E isso está totalmente relacionado com nossa capacidade de conhecer nossos limites, razões, valores e quereres.

Existem alguns passos importantes para alcançar a liderança de si mesmo e vamos discuti-lo no decorrer deste artigo. O primeiro passo é o autoconhecimento. Não dá para liderar quem você não conhece. E, raramente, sabemos com profundidade quem somos. Então, experimente responder: quem é você?

Faço, com frequência, essa pergunta para os clientes e alunos dos cursos do Grupo Atitude Emocional, e, normalmente, as respostas são o nome, sobrenome, onde trabalham, se tem família ou não, onde moram e por aí vai.

Se você parar para refletir, provavelmente respondeu a mesma coisa. Isso diz respeito ao ambiente e estrutura que você vive e não sobre quem você é. Nossas fraquezas e fortalezas, nossos erros e acertos, experiências de vida e situações desafiadoras são os reais representantes de quem somos.

Depois que nos conhecemos e sabemos exatamente quem somos chega o momento de sabermos o que queremos para nossa vida. Qual o caminho desejamos percorrer e onde queremos chegar. Essa perspectiva de futuro é extremamente importante, porque se lidera apenas para um objetivo final, mesmo que seja a felicidade, a plenitude, equilíbrio, paz e qualquer outra palavra que as pessoas tem buscado tanto hoje em dia.

O grande desafio é esmiuçar e especificar esse objetivo de vida em atitudes e conquistas que você pode realizar ao longo do caminho, isso fará com que você esclareça a linha de chegada e consiga criar recursos internos para sua caminhada. A partir disso sim, você poderá controlar seus comportamentos, as escolhas que faz, e liderar si mesmo.

Vamos agir?

Zora Viana
Psicóloga, Coach e Palestrante



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive