Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Usar o celular no escuro não causa câncer nos olhos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/09/2018 - Data de atualização: 24/09/2018


Estamos tão acostumados a checar o celular várias vezes por dia que nem paramos para pensar se isso pode gerar algum dano à saúde dos olhos. De acordo com uma mensagem que tem circulado pelas redes sociais, usar o smartphone no escuro é capaz de causar câncer nos olhos. Será que isso é verdade ou boato?

Estamos tão acostumados a checar o celular várias vezes por dia que nem paramos para pensar se isso pode gerar algum dano à saúde dos olhos. De acordo com uma mensagem que tem circulado pelas redes sociais, usar o smartphone no escuro é capaz de causar câncer nos olhos. Será que isso é verdade ou boato?

A mensagem afirma que um grupo de pesquisadores descobriu que não se deve usar smartphones em ambientes escuros, já que isso poderia trazer sérios problemas aos olhos, como câncer. Diferentemente da maioria dos textos falsos que circula pela internet, esse traz uma suposta fonte das informações: o Cape Coast Hospital, que ficaria nos Estados Unidos. Essa instituição realmente existe, mas fica localizada em Gana, na África. 

O professor de oftalmologia da PUCRS Flávio Romani esclarece que esse não é o único erro na mensagem: maculopatia não é câncer de olho, como diz o texto, e sim uma lesão na mácula, pequena região da retina.

– Usamos a mácula para focar a visão em pequenos detalhes, como as letras de um livro ou um ponto fixo. Uma lesão nessa região pode retirar a capacidade de enxergar esses detalhes. Não significa, necessariamente, cegueira imediata, apenas a perda da visão central. Não tem nada a ver com câncer – afirma Romani.

Quando a região da mácula é lesionada, alguns sintomas são sentidos, como visão embaçada e aparecimento de uma mancha escura no centro da visão. Ainda segundo Romani, todas as telas emitem a chamada luz azul, que pode ser prejudicial aos olhos. Pesquisas recentes na área que indicam que o contato com essa luz pode ser um dos agravantes para a antecipação de doenças relacionadas à mácula, como a degeneração macular relacionada com idade (DMRI), que costuma aparecer na velhice. Uma exposição prolongada a telas e, consequentemente, à luz azul, pode fazer a degeneração da mácula chegar mais cedo.

– Uma pessoa que passa horas do dia em frente ao computador está mais propensa a desenvolver a doença antes do que aquela que faz o uso de forma moderada e consciente – exemplifica o oftalmologista. 

A falsa mensagem que circula pela internet também diz que o ideal para evitar o problema é usar o celular apenas em ambientes iluminados. De acordo com o oftalmologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Marcelo Maestri, a dica é válida para algumas pessoas, mas não pode ser generalizada. 

– A baixa luminosidade pode causar o cansaço visual em alguns casos, mas isso muda de pessoa para pessoa – diz Maestri.

Fonte: GaúchaZH

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive