Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Uma nova mulher! Enfrentando e encarando as mudanças trazidas pelo câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/07/2020 - Data de atualização: 29/07/2020


Receber o diagnóstico de um câncer não é fácil. Além da doença em si, o processo todo traz consigo muitas angústias, dúvidas e ansiedades sobre o novo hoje, sobre o amanhã e, também, sobre o futuro. Para as mulheres, o câncer de mama é ainda mais desafiador. Mexe também com sua feminilidade e, consequentemente, com a sua auto-estima. Além de muitas outras questões importantes.

Ao ouvir do médico “você está com câncer de mama”, o mundo parece parar e, junto com todos os medos, uma série de perguntas se instala: “como será a minha vida de agora em diante? Quais mudanças devo esperar? Como posso me preparar para tudo isso?”.

Vamos juntas entender e refletir um pouquinho mais sobre essas mudanças?

Recebendo a notícia

Diante da frase "Você está com câncer de mama", pode ser que você nem consiga se concentrar mais dali para frente. Por isso, ter um acompanhante, alguém em quem você confie, ao seu lado na consulta é muito importante. Além de te dar apoio emocional, essa pessoa pode te ajudar a entender melhor as informações passadas pelo médico, te ajudar a fazer perguntas importantes sobre próximos passos e também a lembrá-la de toda a conversa que tiveram durante a consulta.

Se você optar por receber a notícia sozinha, não hesite em dividi-la depois com alguém de sua confiança, seja seus pais, irmãos, marido, amigos, filhos, chefes, colegas de trabalho. Sua vida passará por mudanças importantes e compartilhar este momento com pessoas queridas e próximas a você poderá torná-lo mais leve e menos doloroso. Além disso, haverá momentos em que você precisará de alguém ao seu lado para te ajudar com algumas etapas do processo da sua nova jornada. Se essa pessoa já souber sobre o seu diagnóstico e já estiver te acompanhando desde o início, tudo poderá ser mais simples.

É muito comum vermos nas relações que a mulher é a cuidadora, aquela que prioriza tudo antes de si mesma. Talvez tenha chegado o momento de você deixar um pouco de lado essa “super mulher” e optar por não dar conta de tudo sozinha. Sua vida está mudando e é preciso aceitar que você pode receber ajuda e que este é um momento de se priorizar, cuidar de si mesma e deixar-se ser cuidada.

Principais mudanças

Sua vida vai mudar. Não há dúvidas sobre isso. Algumas mudanças serão visíveis, outras nem tanto.

A partir de agora, você terá uma rotina que incluirá visitas constantes ao médico, exames frequentes e tratamentos que poderão impactar na sua antiga rotina. Isso pode influenciar no seu trabalho, na sua vida social, nos seus relacionamentos afetivos e em casa. Tudo isso também exigirá de você mudanças de hábitos. Será preciso ficar ainda mais atenta à sua saúde e à questões como obesidade, sedentarismo, alimentação e outras.  

Você também passará por mudanças físicas, químicas, biológicas e emocionais. Sabemos que cada caso tem suas particularidades, mas muitas mulheres passam, inicialmente, por um procedimento cirúrgico (seja de retirada do nódulo, de uma parte ou de toda a mama), ou pela rotina (por determinado tempo) das sessões de quimioterapia e radioterapia, além de lidar com os efeitos colaterais desses tratamentos.

Nessa hora, um olhar mais cauteloso para o seu futuro também será importante e fará bastante diferença: esses tratamentos terão impacto na minha fertilidade? E nos meus relacionamentos? E no meu trabalho?

Um primeiro passo importante é, após processar a notícia do diagnóstico, ter uma conversa ampla com seu médico para tirar todas as suas dúvidas, das mais simples às mais complexas. Essa será a sua nova jornada de vida e é importante que você não tenha medo ou vergonha de fazer qualquer pergunta que seja.

Para te ajudar nos primeiros passos, temos um roteiro com algumas perguntas que você pode fazer. E para ajudá-la ainda mais nesse processo de não esquecê-las durante a consulta: papel e caneta na mão!.

Convivendo com a doença avançada

Aconteceu. Você descobriu que está com câncer de mama e que sua doença está em estágio avançado, ou metastático. E agora?

Surgirão novas dúvidas, novos medos e preocupações. Alguns pontos merecem ser revisitados e avaliados. Além disso, você pode, sim, ficar triste e ter seu tempo para processar a  notícia e conversar abertamente sobre tudo com seu médico. Lembre-se que o médico que te acompanha e conhece o seu caso é a pessoa mais indicada para te orientar e tirar suas dúvidas.

Você também pode procurar grupos de apoio ou organizações da sociedade civil, como o Oncoguia, para se aproximar de outras mulheres passando pelo mesmo que você. Aqui no Oncoguia, nós temos um grupo especial para mulheres com câncer de mama metastático, a Rede Mais Vida.

Essas conversas e trocas com especialistas e outras pacientes poderão te ajudar, e muito, na compreensão dessa nova fase da sua doença, na aceitação de que a partir de agora o seu tratamento não é mais curativo, mas que apesar disso, é possível sim viver com qualidade de vida e por muito tempo.  

Aceitando o novo eu

É muito comum ouvirmos de pacientes que o câncer ressignificou suas vidas, em outras palavras, que virou mesmo tudo de ponta cabeça e para melhor! Para as pessoas que estão ainda nos primeiros passos da vida pós-diagnóstico isso pode parecer um pouco estranho. Mas é impossível passar por tudo isso sem se questionar sobre suas prioridades, interesses e vontades. E mais do que se questionar, você vai sentir que precisa fazer algo por você.

Já se olhou de frente, de verdade? Quem é essa nova mulher? O que mudou? Foi só por fora ou por dentro também? Quais itens da sua vida você decidiu mandar embora? Está pronta pra seguir assumindo as rédeas da sua vida?

Sim, você é a protagonista dessa história e você pode decidir qual será o enredo a partir daqui.

Pense nisso tudo. Tanta coisa se passou desde o dia em que o médico olhou nos seus olhos e disse que você estava com câncer. Foi muita coisa, não?

Será que você se tornou uma PAR (paciente ativa e responsável)? Leia um pouquinho a respeito e, mais uma vez, decida qual caminho pretende seguir. Não tem certo ou errado, tem o seu caminho.

E aqui vai somente mais uma dica para essa nova fase da sua vida: continue  contando com as redes de apoio que você veio construindo desde o dia 1 da sua vida pós-câncer, com o oncologista que você passou a chamar de seu e com muitos outros profissionais de saúde e especialistas que você pode e deve procurar ao longo da sua jornada, como psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e nutrólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, entre tantos outros que são fundamentais na vida de um paciente oncológico.

Pronto, você chegou até aqui. Descobriu um câncer de mama, seja ele inicial ou avançado (metastático) e já entendeu que sua vida mudou. Bem-vinda à nova você! Não se esqueça de continuar cuidando de si mesma, da sua saúde, das suas emoções, dos seus sonhos, desejos e vontades.

Saiba que tudo o que você construiu nesse processo de ser uma nova mulher, é para sua vida toda!

Conte conosco em todos os momentos! Saiba como podemos te ajudar:



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive