Tratamentos para câncer de mama: cirurgia, quimioterapia e radioterapia

O câncer de mama é uma das doenças que mais assombra mulheres ao redor do mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 66,2 mil novos registros da doença por ano, podendo afetar a população masculina também. Para falar em cura ou remissão desse tipo de câncer, diagnóstico e tratamento são palavras chave. 

Uma das únicas formas de prevenir o câncer de mama é realizando a mamografia com frequência. Para as mulheres de 50 a 69 anos, o recomendado pelo Ministério da Saúde é que o exame seja feito a cada dois anos. Isso possibilita o diagnóstico precoce, essencial para identificar o tumor em estágios iniciais, quando ainda não há metástase. Já para os homens, não existe estratégia de rastreamento, e os tumores costumam ser diagnosticados em estágios mais avançados. 

O tipo, estágio e tamanho do tumor são informações importantes para decidir qual tratamento é mais recomendado. A médica oncologista e professora do curso de Medicina da Universidade Feevale Daniela Lessa da Silva explica que as preferências e a condição de saúde da paciente também devem ser levadas em consideração. 

— O planejamento do tratamento oncológico é fundamental. A paciente tem que compreender bem os riscos e benefícios das opções de tratamento para poder tomar uma decisão estando bem informada. É um momento difícil, então, às vezes, o paciente está tão angustiado que ele não entende o que está sendo explicado. Uma boa ideia é ter um familiar ou amigo próximo que possa acompanhar as consultas para ajudar. Mas é importante que o paciente entenda as perspectivas de cura, os efeitos adversos e saiba a quem recorrer — pontua. 

Daniela enfatiza, ainda, que o desejo do paciente deve ser respeitado, dentro das possibilidades da situação. Se, para um caso específico, há duas opções de tratamento, o paciente deve estar bem informado para decidir qual realizar. 

— O tratamento é individualizado e o paciente tem que ter sua autonomia respeitada. Se o paciente prefere um tipo de tratamento, porque, para ele, as perdas e ganhos fazem sentido, temos que respeitas. Já tive pacientes que não toleravam a ideia de queda de cabelo, então adequei o tratamento para essa situação — conclui a especialista. 

Tipos de tratamentos para câncer de mama 

Cirurgia 

A cirurgia é uma das opções de tratamento mais comuns e o objetivo é a retirada do tumor. Em alguns casos, os pacientes podem optar por fazer a cirurgia e depois continuar a tratar a doença com terapias complementares, como a quimioterapia, por exemplo. Em outros, pode ser feito o caminho contrário, iniciando com tratamentos complementares e, depois, partindo para a cirurgia.  

— Há duas formas de fazer. A cirurgia pode ser conservadora, também conhecida como quadrantectomia, tira só um pedaço da mama, apenas onde o tumor está localizado. Já a mastectomia, que é aquela que a Angelina Jolie fez de forma preventiva, tira a mama toda — diferencia a médica oncologista do Hospital Moinhos de Vento e professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Daniela Dornelles Rosa. 

Ao contrário do imaginário popular, o tipo de cirurgia não está relacionado com a gravidade do câncer. Rosa conta que, primeiramente, é importante descobrir qual cirurgia é a mais adequada para o caso. Se as duas são opções válidas, os profissionais decidem o tipo de procedimento levando em consideração os tamanhos da mama e do tumor. 

— Não abrimos mão do tratamento cirúrgico, exceto em situações avançadas. Quando a paciente tem uma doença metastática, muitas vezes, o tratamento local não vai agregar no resultado final de expectativa de vida — acrescenta Silva. 

O câncer de mama tem cinco estágios, do 0 ao IV. Nos dois estágios iniciais, o tumor é pequeno e ainda não se disseminou no linfonodo sentinela, gânglio linfático que atua filtrando substâncias nocivas. Nos estágios II e III, o câncer já está maior e disseminando-se pelo linfonodo sentinela. O estágio IV é o da metástase, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos. 

— Até o estágio III, a intenção do tratamento é curar. No estágio IV, a intenção é controlar a doença e esse controle pode acontecer por muitos anos — pontua Rosa.

Quimioterapia 

Esse é um dos tratamentos mais conhecidos – e temidos – para o câncer. Por meio de medicamentos, a quimioterapia mata células que se multiplicam com agilidade, impedindo que elas se espalhem pelo corpo e, consequentemente, que o câncer cresça. O tratamento costuma ser feito em ciclos de 7, 14 ou 21 dias, com medicação oral ou intravenosa. 

— O problema é que a quimioterapia também mata as células benignas que se multiplicam rápido. É isso que causa alguns dos efeitos adversos conhecidos, como a queda de cabelo e as aftas na boca — afirma a médica do Moinhos de Vento. 

A quimioterapia é indicada para tumores a partir de 1 cm. Antes da cirurgia, ela serve para reduzir o tamanho do tumor. Depois da cirurgia, pode ajudar a matar as células cancerígenas que sobraram. Além da queda de cabelo, outros efeitos colaterais conhecidos ~são baixa imunidade, fraqueza, dores, náuseas e vômito.  

— Um dos maiores medos dos pacientes é a quimioterapia. Muitas pessoas associam o tratamento ao sofrimento, porque tem perdas importantes — relata Silva. 

As especialistas salientam que a quimioterapia é um tratamento mais a longo prazo, podendo durar meses.

Radioterapia 

Com ajuda de radiações ionizantes, a radioterapia busca destruir as células cancerígenas ou impedir que elas se multipliquem, impossibilitando o crescimento do tumor. O paciente fica em um equipamento como o de fazer raio x, por exemplo, que emite radiações direcionadas para a mama.  

— É um tratamento mais local do que a quimioterapia, por exemplo. E é utilizado em determinadas situações. Quando o câncer está em algumas áreas ou o paciente já fez cirurgia para tirar, a radiação pode contribuir para destruir as células malignas — explica a professora da UFRGS.

Imunoterapia 

Esse tratamento busca combater a doença por meio do sistema imunológico do paciente. Com o uso de medicamentos, o organismo do paciente pode auxiliar a destruir as células cancerígenas, possibilitando a eliminação da doença. Os anticorpos monoclonais, um tipo de medicamento utilizado, se ligam nos receptores das células malignas para atacá-las. A imunoterapia é recomendada para pacientes que tenham câncer de mama triplo negativo, ou seja, que não tem receptor de estrogênio, progesterona e her2. 

— A imunoterapia é uma novidade para o tratamento de câncer de mama. Já é usado para outros tipos de câncer e, neste caso, teve bastante avanço e mudanças no último ano. Ainda não está prevista no Sistema Único de Saúde (SUS), já que são medicamentos com valor agregado alto. Mas o medicamento já está autorizado para uso em pacientes com convênios de saúde — acrescenta Silva. 

Entre os efeitos adversos estão baixa imunidade, problemas na tireoide e no intestino.
Hormonioterapia 

Bastante comum, a hormonioterapia funciona com ajuda de comprimidos que buscam bloquear os receptores hormonais do câncer de mama, impedindo o crescimento do tumor. Os efeitos colaterais vão desde a perda de massa óssea até sintomas semelhantes aos da menopausa, como ressecamento vaginal, por exemplo. 

— Pode ser usado em dois cenários. Ou quando o paciente já curou e está prevenindo, ou quando o câncer já existe e pode ser bloqueado ou desaparecer por completo com o tratamento — explica Rosa. 

*Produção: Yasmim Girardi

Fonte: Portal Zero Hora (GZH)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho