Radioterapia para Câncer de Pênis

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Ela pode ser usada no tratamento do câncer de pênis das seguintes formas:

  • Para tratar alguns tipos de tumor em estágio inicial, em vez da cirurgia peniana.
  • Nos casos em que o tumor atingiu vários gânglios linfáticos, a radioterapia pode ser usada junto com a cirurgia de retirada dos linfonodos e reduzir o risco de recidiva.
  • Pode ser usada quando a cirurgia não é uma opção.
  • Para tratar tumores avançados, na tentativa de retardar seu crescimento ou para aliviar os sintomas causados pela doença.
  • Pode ser administrada junto com a quimioterapia antes da cirurgia para reduzir o tumor e facilitar a remoção com menos danos ao pênis.
  • Homens com alto risco de recidiva nos linfonodos próximos podem fazer radioterapia para diminuir esse risco.

Em homens não circuncidados com indicação de radioterapia, a circuncisão deve ser realizada antes, para remover o prepúcio, porque a irradiação pode causar inflamação e constrição do prepúcio e levar a outros problemas.

Existem duas maneiras de realizar o tratamento radioterápico:

  • Radioterapia externa. A radioterapia externa ou radioterapia convencional é o tipo mais comum para tratar o câncer de pênis. Este tratamento consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de 4 a 6 semanas.

  • Braquiterapia. A braquiterapia utiliza uma fonte radioativa que é colocada dentro ou ao lado do tumor. Este tipo de tratamento é realizado com o paciente internado. Existem duas técnicas de braquiterapia para o câncer de pênis:
  1. Braquiterapia Intersticial. Que consiste na inserção de agulhas no pênis. Após a inserção o material radioativo é colocado dentro das agulhas e o tratamento é iniciado. As sementes radioativas são mantidas no local por alguns dias até completar a dose de radiação programada. Após o tratamento, as agulhas são removidas.
  2. Plesiobraquiterapia. Neste método, um cilindro de plástico é colocado ao redor do pênis e, em seguida, outro cilindro com uma fonte radioativa é colocada sobre o primeiro cilindro. Similar a braquiterapia intersticial, o material radioativo é mantido no local por alguns dias até completar a dose de radiação programada.

Possíveis Efeitos Colaterais


A principal desvantagem da radioterapia é destruir ou danificar os tecidos saudáveis adjacentes à área irradiada. Muitos homens apresentam efeitos colaterais como inchaço, vermelhidão, aumento da sensibilidade, manchas, descamação e sensação de ardor ao urinar.

Os pacientes tratados com braquiterapia têm efeitos colaterais mais acentuados nas três primeiras semanas após o término do tratamento. No caso da radioterapia externa, os efeitos colaterais tendem a ocorrer durante o tratamento, melhorando com o seu término. A maioria dos sintomas desaparece após alguns meses.

Alguns efeitos colaterais mais severos podem incluir:

  • Necrose.
  • Estenose (fechamento), levando a problemas de micção.
  • Fístula entre a uretra e a pele.

Em muitos casos, a função e a aparência do pênis gradualmente volta ao normal após alguns meses ou anos após o término da radioterapia. Em casos onde o tumor não se desenvolveu além da glande, a radioterapia é administrada apenas na ponta do pênis, de modo que a ereção não deverá ser afetada.

Em muitos casos, a função e a aparência do pênis voltam lentamente ao normal alguns meses ou anos após o término da radioterapia.

Outros possíveis efeitos colaterais da irradiação da região pélvica e dos gânglios linfáticos da virilha incluem náuseas, cansaço ou diarreia.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Fonte: American Cancer Society (25/06/2018)
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho