Quimioterapia e outros medicamentos para tumor carcinoide gastrointestinal

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas como também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa ou por via oral.
 
Infelizmente, os tumores carcinoides gastrointestinais, muitas vezes, não respondem à quimioterapia. Devido a isso, a quimioterapia é geralmente utilizada apenas para os tumores que se disseminaram para outros órgãos, provocando sintomas graves e que não estão respondendo a outros medicamentos.
 
Alguns dos medicamentos quimioterápicos utilizados incluem:

  • Capecitabina.
  • 5-fluorouracilo.
  • Doxorrubicina.
  • Etoposido.
  • Dacarbazina.
  • Estreptozocina.
  • Temozolomida.
  • Oxaliplatina.

Alguns tumores, especialmente os de alto grau, podem ser tratados com mais do que um medicamento. Para esses tumores podem ser usadas combinações de 5-FU com estreptozocina, 5-FU com doxorrubicina ou oxaliplatina com capecitabina.
 
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.
 
Possíveis efeitos colaterais
 
Os medicamentos quimioterápicos não só atacam as células cancerosas, mas também algumas células normais (tratamento sistêmico), o que pode provocar efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e da duração do tratamento, podendo incluir:

  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Perda de cabelo.
  • Aftas.
  • Diarreia ou constipação.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

Esses efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e desaparecem após o término do tratamento. Se ocorrerem efeitos colaterais graves, a quimioterapia pode ter que ser reduzida ou suspensa por um período de tempo.
 
Outros medicamentos para o tratamento dos tumores carcinoides gastrointestinais
 
Para pacientes com tumores carcinoides gastrointestinais diversos medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas e o crescimento do tumor.
 
          Análogos da somatostatina
 
São fármacos produzidos quimicamente relacionados com o hormônio natural, a somatostatina. Esses medicamentos podem controlar os sintomas provocados pelos hormônios liberados pelos tumores carcinoides, incluindo a síndrome carcinoide e em pacientes cujos tumores são diagnosticados em uma cintilografia do receptor de somatostatina ou gálio-68 Dotatate.
 
Octreotide. Esse medicamento é útil no tratamento dos sintomas da síndrome carcinoide. Às vezes, o octreotide pode reduzir temporariamente os tumores carcinoides, mas sem efeito curativo. A versão original do octreotide é injetada por via subcutânea, pelo menos duas vezes ao dia. Também está disponível octreotide de ação prolongada administrada apenas uma vez por mês por via intramuscular. Os efeitos colaterais podem incluir dor ou queimação no local da injeção, cólicas estomacais, náuseas, vômitos, dores de cabeça, tontura e fadiga.
 
Lanreotide. Esse medicamento é semelhante ao octreotide. É injetado por via subcutânea mensalmente. Os efeitos colaterais são semelhantes aos da octreotide, embora a dor no local da injeção seja menos frequente.
 
Telotristate. Esse medicamento é usado junto com um análogo da somatostatina (octreotide ou lanreotide) para controlar a diarreia da síndrome carcinoide. É administrado por via oral e os efeitos colaterais frequentes podem incluir febre, falta de apetite, dor de cabeça, náusea e inchaço das mãos ou pés.
 
          Terapias-alvo
 
Esses medicamentos têm como alvo partes específicas das células cancerígenas. E, muitas vezes, são úteis quando a quimioterapia não está mais respondendo.
 
O everolimus mostrou ser útil no tratamento de tumores carcinoides gastrointestinais avançados. Pode ser usado com ou sem medicamentos de somatostatina, como octreotide. Os efeitos colaterais frequentes incluem diarreia, fadiga, erupção cutânea, aftas e inchaço das pernas ou braços.
 
          Interferons
 
São substâncias naturais que normalmente ativam o sistema imunológico do organismo. Quando administrados como medicamento, podem retardar o crescimento das células tumorais. O interferon alfa é útil para retardar o crescimento dos cânceres neuroendócrinos metastáticos e melhorar os sintomas da síndrome carcinoide. Pode causar efeitos colaterais como fadiga e outros sintomas semelhantes a uma infecção gripal. Esse medicamento é administrado por via intravenosa.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho