Quimioterapia para câncer de laringe e hipofaringenge

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas, mas também as células sadias do organismo. De forma geral, os quimioterápicos são administrados por via venosa ou
por via oral.

A quimioterapia pode ser administrada em diferentes situações no tratamento do câncer de laringe e hipofaringe:

  • Tratamento principal. Pode ser administrada junto com a radioterapia como o principal tratamento de tumores avançados da laringe (quimioirradiação). Em alguns pacientes, pode evitar a laringectomia e, consequentemente, a perda da voz. Também para o tratamento de pacientes sem condições clínicas para a cirurgia.
  • Tratamento adjuvante. Após cirurgia para destruir as células cancerígenas remanescentes e evitar a recidiva.
  • Tratamento neoadjuvante ou quimioterapia de indução. Antes da radioterapia ou da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, tornando mais fácil o procedimento.
  • Tratamento paliativo. Pode ser administrada para aliviar os sintomas de tumores grandes ou daqueles que não podem ser retirados cirurgicamente.
  • Tratamento de metástases. Pode ser administrada para tratar a doença disseminada para outros órgãos, como pulmões ou ossos.

Quimiorradiação

A quimioirradiação é a administração da quimioterapia ao mesmo tempo que a radioterapia. Esse procedimento mostrou reduzir os tumores da laringe e hipofaringe mais do que qualquer um dos tratamentos isoladamente.

Um esquema comum é administrar uma dose de cisplatina a cada três semanas (num total de três doses), durante a radioterapia. Em pacientes que não toleram a quimioterapia, o cetuximabe é geralmente usado com a radioterapia.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

Os medicamentos quimioterápicos padrão agem sobre as células que se dividem rapidamente, incluindo as células cancerígenas. As drogas utilizadas com mais frequência para tumores de laringe e hipofaringe incluem:

  • Cisplatina.
  • Carboplatina.
  • Fluorouracilo (5-FU).
  • Docetaxel.
  • Paclitaxel.
  • Metotrexato.
  • Capecitabina.

O tratamento pode envolver o uso de um único medicamento ou dois ou mais em combinação. Uma combinação comum é a cisplatina ou carboplatina isoladamente ou em combinação com 5-FU, mas outras combinações também são usadas.

Possíveis efeitos colaterais

Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, razão pela qual agem sobre as células cancerígenas. Mas outras células no corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca e dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, e são susceptíveis de serem afetados pela quimioterapia, o que pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais mais frequentes incluem:

  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Inflamações na boca.
  • Diarreia.
  • Perda de cabelo.
  • Alterações na pele.
  • Zumbido no ouvido.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hemorragias ou hematomas, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

Além dos efeitos mencionados acima, alguns medicamentos quimioterápicos podem causar outros efeitos colaterais.

Neuropatia. É um efeito colateral comum da cisplatina, docetaxel e paclitaxel, que pode levar à dormência, formigamento ou mesmo dor nas mãos e nos pés. O dano nervoso causado pela cisplatina também pode provocar perda auditiva. Isso, muitas vezes, melhora quando o tratamento é interrompido, mas pode durar algum tempo em alguns pacientes.

Síndrome mão-pé. Pode ocorrer durante o tratamento com capecitabina ou 5-FU, podendo começar como vermelhidão nas mãos e pés e, em seguida, evoluir para dor e sensibilidade nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora a maioria dos efeitos colaterais melhore quando o tratamento é interrompido, muitas vezes, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar a aliviar esses efeitos.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/01/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho