Quimioterapia para Leucemia em Crianças

A quimioterapia é o principal tratamento para a maioria das leucemias em crianças. É um tratamento que usa medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais, são administrados por via venosa, no líquido cefalorraquidiano (intratecal) ou por via oral.

O tratamento da leucemia utiliza combinações de vários medicamentos. A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

O tratamento de leucemia mieloide aguda (LMA) utiliza doses mais elevadas de químio durante um curto período de tempo, e o tratamento da leucemia linfoide aguda (LLA) utiliza doses mais baixas de químio durante um longo período de tempo (geralmente de 2 a 3 anos).

Alguns dos medicamentos comumente usados no tratamento da leucemia em crianças incluem:

  • Vincristina.
  • Daunorrubicina.
  • Doxorrubicina.
  • Idarrubicina.
  • Citarabina.
  • L-asparaginase.
  • Etoposide.
  • 6-mercaptopurina.
  • 6-tioguanina.
  • Metotrexato.
  • Mitoxantrona.
  • Ciclofosfamida.
  • Corticosteroides, como prednisona, prednisolona, dexametasona ou hidrocortisona.

As crianças provavelmente receberão vários desses medicamentos em tempos diferentes durante o tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os medicamentos quimioterápicos podem afetar algumas células normais do corpo, o que pode provocar efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos mais frequentes incluem:

  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Perda de apetite.
  • Diarreia.
  • Náuseas e vômitos.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hematomas e sangramento, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

Os problemas com a taxa de células sanguíneas são muitas vezes provocados ​​pela própria leucemia, podendo piorar durante a primeira parte do tratamento por causa da quimioterapia, mas provavelmente irão melhorar quando as células leucêmicas forem destruídas e as células normais da medula óssea se recuperem.

Os efeitos colaterais citados acima geralmente desaparecem com o término do tratamento. Mas, muitas vezes pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar os efeitos colaterais.

Síndrome de lise tumoral. Esse efeito colateral pode ocorrer em crianças que tinham um grande número de células leucêmicas no corpo antes do tratamento. Quando a quimioterapia destrói essas células, elas se “abrem” e liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Isso pode sobrecarregar os rins, que não são capazes de se livrar de todas essas substâncias de uma só vez. Uma quantidade grande dessas substâncias pode afetar o coração e o sistema nervoso. Esse problema pode ser evitado certificando-se de que a criança receba muito líquido durante o tratamento e que seja administrado determinados medicamentos, como bicarbonato, alopurinol e rasburicase, que ajudam o corpo a liberar essas substâncias.

Alguns medicamentos quimioterápicos podem apresentar outros efeitos colaterais específicos, por exemplo:

  • A vincristina pode danificar os nervos, provocando dormência, formigamento ou fraqueza nas mãos ou pés (neuropatia periférica).
  • L-asparaginase e PEG-L-asparaginase podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos.

Alguns quimioterápicos também podem provocar efeitos colaterais tardios ou de longo prazo, como efeitos no crescimento e desenvolvimento, efeitos na fertilidade mais tarde na vida ou um risco aumentado de contrair um segundo câncer (geralmente LMA).

Pergunte ao médico do seu filho sobre quaisquer efeitos colaterais específicos aos que você deve prestar atenção e o que você deve fazer para ajudar a reduzir esses efeitos.

A quimioterapia quando administrada diretamente no líquido cefalorraquidiano pode ter seus próprios efeitos colaterais, embora não sejam frequentes. A quimioterapia intratecal pode provocar problemas de raciocínio ou até mesmo convulsões em algumas crianças.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho