Tratamento para Câncer de Rim por Estágio

O tipo de tratamento depende do estágio do câncer e do estado de saúde geral do paciente. Algumas opções de tratamento consideradas para cada estágio do câncer de rim são:

Estágio I, II ou III

No estágio I e II, os tumores ainda estão confinados dentro do rim. No estágio III o câncer já invadiu os vasos renais ou se disseminou para os linfonodos próximos.

Esses cânceres, quando possível, são retirados cirurgicamente, por nefrectomia parcial ou radical. Para tumores de até 7 cm é, muitas vezes, é realizada a nefrectomia parcial. Os linfonodos próximos ao rim podem ser retirados, principalmente se estiverem aumentados.

Após a cirurgia, alguns pacientes com alto risco de recidiva podem receber o medicamento alvo sunitinibe por 1 ano, para reduzir esse risco (terapia adjuvante). O sunitinibe pode ter efeitos colaterais, por isso é importante falar com seu médico sobre os benefícios e os riscos desse medicamento. Estudos clínicos também estão avaliando outros tratamentos adjuvantes para câncer de rim. Converse com seu médico se estiver interessado em saber mais sobre as terapias adjuvantes em andamento nos ensaios clínicos.

Se o paciente não puder realizar a cirurgia devido a outros problemas de saúde, poderá se beneficiar de outras terapias locais, como crioterapia ou ablação por radiofrequência. A radioterapia pode ser outra opção. Esses tratamentos são geralmente administrados apenas quando a cirurgia não pode ser realizada. Embora esses tipos de tratamento possam ter resultados similares à cirurgia em relação as chances de recidiva, estudos mostraram que a doença geralmente volta na mesma área.

A vigilância ativa é outra opção para pacientes com tumores renais pequenos. Nessa abordagem, o tumor é acompanhado, com tomografias ou ultrassons, e tratado caso comece a crescer.

Estágio IV

No estágio IV, o câncer de rim se encontra no próprio órgão e fora do rim ou se disseminou para outras partes do corpo, como linfonodos ou outros órgãos.

O tratamento no estágio IV da doença depende da extensão do tumor e do estado de saúde geral do paciente. Em alguns casos, a cirurgia ainda pode ser uma parte do tratamento.

Em casos raros, em que o tumor principal parece ser ressecável e a doença se disseminou para  apenas um local, como, por exemplo, os pulmões, a cirurgia para retirar o rim e a metástase pode ser uma opção, desde que o estado de saúde geral seja satisfatório para a realização do procedimento. Em certos casos, remover a área de disseminação da doença pode aumentar a sobrevida. Outra opção para tratar a disseminação da doença é a radioterapia, em vez de fazer a cirurgia, na área de disseminação da doença.

Se o tumor principal é ressecável, mas a doença se disseminou extensivamente para outras áreas, a retirada do rim ainda não é indicada na maioria dos casos. Isso se baseia em informações recentes que mostram que a retirada do rim não aumenta a sobrevida. A primeira opção de tratamento é a terapia sistêmica, que pode consistir de imunoterapia em conjunto com a terapia alvo, ou apenas a terapia alvo isoladamente. Não está claro se qualquer uma dessas terapias ou qualquer sequência específica é melhor que outra, embora as combinações de ipilimumabe com nivolumabe e axitinibe com pembrolizumabe pareçam ser mais úteis para pacientes com câncer de rim avançado.

Como o câncer de rim avançado é difícil de ser curado, ensaios clínicos com novas combinações de terapia alvo, imunoterapia ou outros novos tratamentos também são opções de tratamento a serem considerados.

Para alguns pacientes, tratamentos paliativos, como radioterapia podem ser a melhor opção. A radiocirurgia pode ser eficaz no tratamento de metástases cerebrais. A cirurgia ou a radioterapia também podem ser realizadas para reduzir a dor ou outros sintomas das metástases em alguns outros locais, como nos ossos.

Ter a dor controlada ajuda o paciente a manter sua qualidade de vida. É importante perceber que os medicamentos para aliviar a dor não interfiram com outros tratamentos e que o controle da dor, muitas vezes, ajuda o paciente a ser mais ativo e a manter suas atividades diárias.

Recidiva

Recidiva é a volta da doença após o término do tratamento, que pode ser local ou em outros órgãos. O tratamento do câncer de rim avançado depende do local da recidiva e dos tratamentos realizados anteriormente, bem como o estado de saúde geral do paciente e se ele deseja continuar o tratamento.

Para os tumores que recidivam após a cirurgia, uma opção de tratamento é realizar uma nova cirurgia. Caso contrário, pode ser realizado o tratamento combinado com terapia alvo e imunoterapia, ou em alguns casos apenas terapia alvo. Os estudos clínicos com novos tratamentos também são uma opção.

As recidivas do câncer de rim em outras partes do corpo são tratadas como estágio IV. As opções dependem dos medicamentos já utilizados anteriormente e do estado geral de saúde do paciente.

Para cânceres que continuam progredindo ou se disseminando durante o tratamento com terapia alvo ou imunoterapia, outro tipo de terapia alvo ou imunoterapia pode ser utilizada. Às vezes, as recidivas são difíceis de serem tratadas, nesses casos os estudos clínicos podem ser uma boa opção para aqueles que querem continuar o tratamento.

Para alguns pacientes, os tratamentos paliativos, como a radioterapia podem ser a melhor opção. Controlar sintomas, como a dor, é uma parte importante do tratamento em qualquer estágio da doença.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho