Tumores benignos
O tratamento dos tumores benignos de células germinativas, como teratomas (cistos dermoides) é a cistectomia ovariana (remoção cirúrgica da parte do ovário que contem o tumor).
Tumores malignos
Cerca de 2 a 3% dos cânceres de ovário são de células germinativas. A maioria dos tipos de carcinoma de células germinativas do ovário é tratada com cirurgia e quimioterapia.
Os tratamentos dos tumores de células germinativas de ovário podem incluir:
Disgerminoma estágio IA. Se o disgerminoma está limitado a apenas um dos ovários, a paciente pode ser tratada cirurgicamente com a remoção apenas do ovário e da trompa de Falópio do mesmo lado, sem quimioterapia após a cirurgia. Essa abordagem requer um acompanhamento pós-tratamento rigoroso. A maioria das pacientes nesse estágio é curada com a cirurgia, não necessitando da quimioterapia.
Teratoma imaturo Grau I. Esses tumores raramente recidivam após serem removidos. A paciente com estágio I pode ser tratada apenas com a remoção do ovário ou ovários e da trompa de Falópio.
Recidiva
O tratamento para a recidiva dos tumores de células germinativas podem incluir cirurgia, quimioterapia ou, raramente, a radioterapia. A combinação de medicamentos quimioterápicos usada com mais frequência é a PEB (cisplatina, etoposido e bleomicina). Para pacientes que já foram tratadas com PEB, outras combinações são usadas.
Também pode ser considerado um estudo clínico com novos tratamentos, que podem oferecer importantes vantagens. Consulte seu médico sobre as opções de protocolos clínicos para seu tipo específico de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.