Tratamento do melanoma ocular por localização e tamanho

Os principais fatores na determinação do tratamento para o melanoma intraocular incluem o tamanho e estadiamento da doença, bem como a probabilidade de preservar (ou não) a visão. 

Melanoma da coroide 

Tratar esse tipo de tumor depende de seu tamanho e da função da região do olho acometida. Quanto menor o tumor, menor a probabilidade de uma cirurgia, a menos que o olho apresente lesões importantes devido ao tumor ou a visão já tenha sido perdida.

  • Melanomas pequenos. Existem várias opções para o tratamento de melanomas de coroide: conduta expectante, radioterapia, laserterapia e cirurgia. O médico e você decidirão juntos a melhor opção de tratamento para você.
  • Melanomas médios. Esses tumores geralmente podem ser tratados pela maioria das abordagens usadas para melanomas pequenos, como radioterapia, laserterapia e cirurgia. A escolha do tratamento deve envolver você e seu médico. A radioterapia e a cirurgia parecem ser igualmente eficazes. A radioterapia oferece a chance de preservar a visão, mas alguns pacientes que fazem a radioterapia podem eventualmente precisar de cirurgia.
  • Melanomas grandes. O tratamento padrão para esses melanomas é geralmente a radioterapia (inicialmente radioterapia com feixe de prótons e radioterapia estereotáxica). Se a radioterapia não responder pode ser considerado o tratamento adicional com cirurgia ou laser. A enucleação é a técnica escolhida para grandes melanomas quando a radioterapia não for uma opção. 

Melanoma de íris

Os pacientes com melanoma de íris em estágio inicial pode se esperar e ver se ele cresce. Uma série de imagens especiais será realizada para monitorar o tumor. Se ele começa a crescer, o tratamento pode consistir de cirurgia ou radioterapia.

Se a cirurgia for indicada, a quantidade de tecido ocular a ser removida dependerá da extensão do tumor. Os tipos de cirurgia para melanomas iniciais da íris incluem:

  • Iridectomia. Remoção de parte da íris.
  • Iridotrabeculectomia. Remoção de parte da íris, além de uma pequena porção da parte externa do globo ocular.
  • Iridociclectomia. Remoção de uma porção da íris e do corpo ciliar.
  • Enucleação. Remoção do globo ocular.

Melanoma do corpo ciliar

Esses tumores raros podem ser tratados cirurgicamente, se foram pequenos, ou com radioterapia. Nos casos mais avançados ou se houver lesões oculares graves, a enucleação pode ser necessária.

Melanoma da conjuntiva

Embora raro, o melanoma da conjuntiva tende a ser mais agressivo do que a maioria dos melanomas uveais. Eles são mais propensos a se desenvolverem nas estruturas locais e a se disseminarem para outros órgãos, como fígado e pulmões. O tratamento é focado na retirada cirúrgica do tumor e no tratamento adjuvante com radioterapia ou quimioterapia tópica (interferon ou mitomicina-C) para reduzir a probabilidade de metástases.

Em função da natureza agressiva desse tumor, a biópsia do tumor pode ser feita para diagnosticar traços que possam prever a probabilidade do tumor se disseminar ou recidivar. Se as chances foram altas, podem ser indicados exames de acompanhamento com mais frequência após o tratamento.

Melanomas avançados e recidivas

A maioria dos melanomas uveais está contido no olho no momento do diagnóstico inicial. É raro que o tumor esteja disseminado no momento do diagnóstico. Mas, infelizmente, em cerca da metade dos pacientes, o melanoma recidivará em algum momento após o tratamento.

A recidiva pode ser local ou em outros órgãos, como pulmões ou fígado. O tratamento da recidiva após o tratamento inicial depende de vários fatores, incluindo o local da recidiva e dos tratamentos já realizados anteriormente.

Os tumores que recidivam dentro do olho (recidiva intraocular) são geralmente tratados com enucleação.

Quando a recidiva é extraocular, na maioria das vezes é no fígado. Também pode ocorrer em outras áreas, como pulmões ou ossos. Esses tumores são geralmente difíceis de serem tratados.

Se a metástase estiver localizada apenas no fígado, diferentes tipos de tratamentos podem manter a doença sob controle ou aliviar os sintomas. Esses incluem cirurgia, radioterapia, ablação por aquecimento ou congelamento, ou injeção de medicamentos ou outras substâncias no fígado para destruir os tumores ou bloquear o suprimento de sangue. A ablação e a radioterapia também podem ser realizadas para tumores que se disseminaram para outros órgãos, como os pulmões.

Como os tratamentos atuais para melanomas oculares avançados são limitados, os ensaios clínicos com novos tratamentos podem ser uma boa opção terapêutica.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/01/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho