Tratamento do câncer de pulmão de pequenas células por estágio

Na maioria dos casos, o câncer de pulmão de pequenas células já está disseminado no momento do diagnóstico, portanto a quimioterapia fará parte do tratamento.
 
Se você fuma, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é parar de fumar. Estudos mostraram que os pacientes que param de fumar após o diagnóstico de câncer de pulmão tendem a ter melhores resultados do que aqueles que não param.
 
Estágio limitado / Estágio I
 
Se o paciente tiver apenas um único tumor no pulmão, sem evidência da doença ter acometido os gânglios linfáticos ou outros órgãos, pode ser indicada a cirurgia para retirada do tumor e dos linfonodos próximos. Esta é apenas uma opção se o paciente estiver com um bom estado geral de saúde e tolerar a retirada de parte ou de todo o pulmão. Entretanto, o paciente fará alguns exames para saber se a doença já se espalhou para os linfonodos antes que isso seja considerado.
 
A cirurgia é geralmente seguida por quimioterapia. A radioterapia do tórax é geralmente indicada, se for encontrada metástases no linfonodos retirados. A radioterapia é administrada simultaneamente à quimioterapia. Apesar da associação aumentar os efeitos colaterais do tratamento, parece ser mais eficaz. O paciente portador de outras doenças pulmonares ou outros problemas importantes de saúde não poderá ser submetido à radioterapia.
 
Em cerca da metade dos pacientes com câncer de pulmão de pequenas células, a doença se disseminará para o cérebro se não forem tomadas medidas preventivas. Por esta razão, pode ser realizada radioterapia craniana profilática. A radioterapia é geralmente administrada em doses baixas. Ainda assim, alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais.
 
Outros estágios limitados
 
Para a maioria dos pacientes em estágio limitado, a cirurgia não é uma opção, pois o tumor é muito grande, ou se disseminou para os linfonodos ou outros locais. Se o paciente tem um estado geral de saúde bom, o tratamento padrão é radioterapia e quimioterapia simultaneamente (quimioirradiação). Os medicamentos utilizados são geralmente etoposide mais cisplatina ou carboplatina.
 
Os pacientes que recebem a quimioirradiação tendem a viver mais ou ter uma melhor chance de cura comparados com aqueles que recebem estes tratamentos separadamente, mas esta combinação terapêutica é difícil de ser tolerada.
 
Os pacientes que não têm uma boa condição física para fazer a quimioirradiação geralmente são tratados com quimioterapia isoladamente, o que pode ser seguido de radioterapia.
 
Se não forem tomadas medidas preventivas, cerca da metade dos pacientes terão metástase cerebral. Se a doença responder ao tratamento inicial, pode ser administrada a radioterapia craniana profilática, para impedir a disseminação para o cérebro. A radioterapia é geralmente administrada em doses mais baixas do que as utilizadas normalmente, se a doença já se disseminou para o cérebro.
 
A maioria dos pacientes tratados com quimioterapia (com ou sem radioterapia) pela doença em estágio limitado terão os tumores reduzidos significativamente. Em muitos casos, o tumor se reduzirá ao ponto de não ser mais visto em exames de imagem. Infelizmente, para a maioria dos pacientes, a doença recidivará em algum momento.
 
Como esse tipo de câncer é difícil de ser curado, a participação em um estudo clínico pode ser uma boa opção para alguns pacientes. Se você tiver interesse, converse com seu médico.
 
Estágio extenso
 
Se o paciente se encontra nesse estágio e tem um bom estado de saúde, a quimioterapia, possivelmente junto com imunoterapia, é geralmente o primeiro tratamento. Isso muitas vezes pode retardar o desenvolvimento da doença, tratar os sintomas e aumentar a sobrevida.
 
A combinação de medicamentos quimioterápicos mais frequente é etoposide mais cisplatina ou carboplatina. O atezolizumabe ou durvalumabe podem ser usados junto com etoposide e um medicamento de platina, como cisplatina ou carboplatina, para o tratamento inicial e, então continuados como terapia de manutenção. A maioria dos pacientes terão uma redução significativa do tamanho do tumor com o tratamento e, em alguns, o câncer pode não ser mais visto nos exames de imagem. Infelizmente, a doença recidivará em algum momento para quase todos os pacientes com estágio extensivo do câncer de pulmão de pequenas células.
 
Se a doença responder bem ao tratamento inicial, a radioterapia na região do tórax poderá ser administrada, o que poderá aumentar a sobrevida. A radioterapia craniana profilática também deve ser considerada para prevenir a progressão da doença no cérebro.
 
Se o crescimento do tumor dentro dos pulmões está provocando sintomas como falta de ar ou sangramento, a radioterapia ou outros tipos de tratamento, como cirurgia a laser, pode ser útil nessas situações. A radioterapia também pode ser administrada para aliviar os sintomas, se a doença se disseminou para os ossos, cérebro ou medula espinhal.
 
Se o estado geral de saúde do paciente não for bom, ele pode não suportar os efeitos colaterais da quimioterapia ou qualquer benefício da mesma. Nesse caso, o médico pode escolher um esquema de tratamento baseado nas condições individuais de cada paciente. Se o paciente não tiver condições físicas para a quimioterapia, a melhor opção são os cuidados paliativos, o que inclui o tratamento para dor, problemas respiratórios ou outros sintomas.
 
Como esse tipo de câncer é difícil de tratar, participar em estudos clínicos com novos medicamentos e combinações de quimioterápicos, bem como outros novos tratamentos, podem ser uma boa opção para alguns pacientes. Se você tiver interesse em participar de um estudo clínico converse com  seu médico.
 
Recidiva
 
Se o tumor continua crescendo durante o tratamento ou recidiva, a continuação do tratamento dependerá da localização e da extensão da doença, dos tratamentos anteriores e do estado geral de saúde do paciente. É importante compreender o objetivo de qualquer tratamento adicional, se é para tentar curar a doença, retardar o crescimento do tumor ou para aliviar os sintomas, é muito importante determinar os possíveis benefícios e riscos.
 
Se o tumor continua crescendo durante a quimioterapia, outro tipo de medicamento pode ser administrado, embora possa ser menos provável que seja eficaz. Para os tumores que recidivam após o tratamento inicial, a escolha dos medicamentos quimioterápicos pode depender de quanto tempo a doença ficou em remissão.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho