Tratamento do Câncer de Pênis por Estágio

As opções de tratamento para o câncer de pênis se baseiam principalmente no estágio da doença, embora outros fatores também possam ser importantes. Esta seção resume as opções de tratamento mais comuns com base no estadiamento.

Estágio 0

O estágio 0 inclui 2 tipos de tumores: carcinoma in situ e carcinoma verrucoso. Ambos se localizam apenas nas camadas superficiais da pele, mas eles têm opções de tratamento diferentes.

Os pacientes com carcinoma in situ localizado apenas no prepúcio podem ser tratados com circuncisão. Se estiver localizado na glande e não afeta outros tecidos, pode ser possível tratá-lo com algum tipo de terapia local. Outras opções podem incluir algum tipo de cirurgia, como glansectomia, cirurgia de Mohs ou excisão ampla.

O carcinoma verrucoso pode ser tratado com terapia a laser, cirurgia de Mohs, excisão ampla ou crioterapia. Raramente será necessária a penectomia parcial.

Estágio I

Estes tumores cresceram sob a pele do pênis, mas não atingiram as camadas mais profundas.

As opções de tratamento podem incluir a circuncisão ou uma cirurgia mais extensa. A radioterapia ou ablação por laser em um ensaio clínico também pode ser uma opção.

Estágio II

O câncer de pênis estágio II inclui tumores que cresceram nos tecidos mais profundos do pênis ou na uretra, mas não se disseminarem para os linfonodos próximos.

Estes cânceres são geralmente tratados com penectomia total ou parcial, com (ou sem) cirurgia para remover os linfonodos. Uma abordagem menos comum é a utilização de radioterapia como primeiro tratamento seguido de cirurgia. A radioterapia também pode ser realizada como tratamento principal em homens que não podem fazer a cirurgia devido a outros problemas de saúde.

Alguns pesquisadores recomendam verificar se existe disseminação da doença nos gânglios linfáticos da virilha, mesmo que eles não estejam aumentados. Isso pode ser feito com uma biópsia do linfonodo sentinela ou por uma dissecção dos linfonodos. Se existir disseminação da doença nos linfonodos, o tumor não é estágio II, e sim estágio III ou IV, devendo ser tratado como tal.

Estágio III

O câncer de pênis estágio III já atingiu os linfonodos próximos da virilha. O tumor principal pode ter invadido os tecidos mais profundos do pênis ou da uretra, mas não atingiu estruturas próximas, como bexiga ou próstata.

Os cânceres estágio III são tratados com penectomia parcial ou total. Em alguns casos, pode ser realizada inicialmente, a quimioterapia ou a quimioirradiação para diminuir o tamanho do tumor de modo que possa ser removido mais facilmente com a cirurgia.

Estes cânceres requerem uma linfadenectomia inguinal para remover os linfonodos da virilha. Em alguns casos, a radioterapia da virilha pode ser realizada, em vez ou após a cirurgia. Se os linfonodos foram muito grandes, pode ser realizada a quimioterapia com (ou sem) radioterapia.

Estes tumores podem ser difíceis de serem curados, de modo que deve ser considerada a participação em um estudo clínico com novos tratamentos.

Estágio IV


O câncer de pênis estágio IV inclui diferentes grupos de cânceres mais avançados.

Em alguns cânceres estágio IV, o tumor principal invadiu os tecidos adjacentes, como próstata, bexiga, escroto ou parede abdominal. O tratamento inclui cirurgia, muitas vezes a penectomia total. Se o tumor estiver localizado no escroto ou em partes da parede abdominal, os testículos e/ou o escroto também serão removidos. Uma nova abertura será feita no abdome ou períneo para permitir a micção.

Se o tumor atingiu a próstata ou bexiga, estes órgãos podem ser removidos. A químio, às vezes com radioterapia, pode ser administrada antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante) para reduzir o tumor e tornar mais fácil a remoção. Os linfonodos inguinais de ambos os lados também serão removidos. Esta área também pode ser tratada com radioterapia após a cirurgia.

O estágio IV também inclui os tumores que se disseminaram para os gânglios linfáticos próximos, e para o tecido adjacente ou o que se disseminou para os gânglios linfáticos da pelve. Estes tumores são tratados com cirurgia, como penectomia para remover o tumor principal.

Os gânglios linfáticos da virilha também são removidos. Os linfonodos da pelve serão removidos se estiverem aumentados devido a disseminação da doença. Após a remoção dos linfonodos, realiza-se a radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes. A quimioterapia pode também ser parte deste tratamento.

O câncer de pênis que se disseminou para órgãos e tecidos distantes também é considerado estágio IV. Estes cânceres não são completamente removidos ou destruídos com radioterapia ou retirados por As opções para tratar o tumor peniano geralmente incluem uma excisão local ampla, penectomia ou radioterapia.

A cirurgia ou a radioterapia (às vezes, junto com a quimioterapia) pode também ser considerada para o tratamento dos linfonodos. A radioterapia também pode ser utilizada para tratar a disseminação da doença para os ossos, cérebro ou medula espinhal.

A químio é muitas vezes administrada para o tratamento da disseminação da doença para outras áreas, como pulmões ou fígado.

Os tumores estágio IV são muito difíceis de serem curados, de modo que deve ser considerada a participação em estudos clínicos com novos tratamentos.

Recidiva

O tratamento da recidiva depende do local e dos tratamentos já realizados. Se a penectomia não foi ainda feita, a recidiva pode ser tratada cirurgicamente com remoção de parte ou da totalidade do pênis. A radioterapia também pode ser uma opção. A cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia também podem ser opções para alguns tipos de recidiva nos linfonodos. A químio pode ser útil no tratamento de recidivas do câncer de pênis em outros órgãos.

Estes tumores são difíceis de serem tratados, por isso deve ser considerada a participação em estudos clínicos com novos tratamentos.

Fonte: American Cancer Society (25/06/2018)
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho