Tratamento do câncer de pâncreas por estágio

Na maioria das vezes, o tratamento do câncer de pâncreas é baseado no estadiamento da doença. Mas, outros fatores, como o estado de saúde geral do paciente, também podem influenciar as opções de tratamento.
 
Tratando o câncer ressecável
 
Os médicos consideram o câncer de pâncreas ressecável se o tumor está contido no pâncreas ou não se disseminou muito além do pâncreas, e não se desenvolveu próximo aos grandes vasos sanguíneos. Como é uma cirurgia de grande porte, o paciente deve estar em boas condições físicas para tolerar a cirurgia.
 
Se os exames de imagem mostram uma chance razoável de retirar todo o tumor, a cirurgia é o tratamento indicado, uma vez que é a única chance para curar a doença. Dependendo de onde o câncer se iniciou, geralmente é realizada a técnica de Whipple ou uma pancreatectomia distal.
 
Às vezes, mesmo um tumor teoricamente operável, durante a cirurgia se vê que nem tudo pode ser retirado. Se isso acontecer, a cirurgia pode ser interrompida ou o cirurgião realiza apenas uma cirurgia menor com o objetivo de aliviar ou prevenir complicações, como a obstrução das vias biliares.
 
Tratamento adjuvante
 
Mesmo quando todo o tumor visível é removido cirurgicamente, a doença pode recidivar. Administrar químio isolada ou em conjunto com a radioterapia (tratamento adjuvante), após a cirurgia pode aumentar a sobrevida do paciente. Os medicamentos quimioterápicos mais usados são gemcitabina ou 5-FU.
 
Tratamento neoadjuvante
 
Muitas vezes, se o tumor parece ser ressecável, mas é muito grande e tem muitos linfonodos próximos acometidos ou está provocando dores, a quimioterapia ou quimiorradiação pode ser administrada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor (tratamento neoadjuvante). Isso pode facilitar a retirada de todo o tumor no momento da cirurgia. Quimioterapia adicional ainda pode ser indicada após a cirurgia.
 
Tratando o câncer com borda ressecável
 
Os tumores que invadiram os vasos sanguíneos próximos, mas sem envolvimento quanto a profundidade podem ser removidos cirurgicamente. Mas, as chances de retirar todo o tumor são baixas, por isso são consideradas bordas ressecáveis.
 
Esses cânceres são tratados inicialmente com quimioterapia neoadjuvante, às vezes, junto com radioterapia. Exames de imagem e laparoscopia, são realizados, em seguida, para garantir que o tumor não cresceu demais e pode ser removido. Em seguida, a cirurgia é realizada para remover o tumor. Isto pode ser seguido por quimioterapia.
 
Outra opção seria fazer a cirurgia como primeiro tratamento, seguida de quimioterapia adjuvante e, possivelmente, radioterapia. Se, durante o procedimento, se evidenciar que nem toda a doença poderá ser ressecada, a cirurgia é interrompida ou o cirurgião faz uma cirurgia menor com o objetivo de aliviar ou prevenir problemas, como a obstrução das vias biliares.
 
Tratamento de tumores localmente avançados (Irressecável)
 
Os tumores localmente avançados são aqueles que invadiram os vasos sanguíneos próximos ou outros tecidos, para serem removidos completamente por cirurgia, mas não se disseminaram para o fígado ou outros órgãos. Nesses casos, a cirurgia não aumenta a sobrevida do paciente, sendo realizada apenas para aliviar a obstrução do ducto biliar ou evitar uma obstrução intestinal provocado pela compressão do tumor sobre outros órgãos.
 
A quimioterapia, muitas vezes, seguida de quimioradioterapia, é a opção de tratamento padrão para o câncer localmente avançado. Esse tratamento pode aumentar a sobrevida de alguns pacientes, mesmo que não reduza o tamanho do tumor. A administração da quimioterapia e da radioterapia em conjunto pode ser mais eficaz para controlar a doença,  mas tem mais efeitos colaterais. Muitas vezes, a terapia-alvo pode ser adicionada à quimioterapia antes da administração da quimioradioterapia.
 
Outras vezes, uma opção de tratamento pode ser a administração de imunoterapia isoladamente.
 
A cirurgia pode ser feita após a quimioterapia ou quimiorradiação, se a imagem mostra que o tumor diminuiu e pode ser completamente removido cirurgicamente.
 
Tratamento do câncer metastático
 
O câncer de pâncreas, muitas vezes, se dissemina primeiramente para o abdômen e fígado. Também pode se disseminar para os pulmões, ossos, cérebro e outros órgãos.
 
Esses tumores já estão muito avançados para serem removidos cirurgicamente. Mesmo quando os exames de imagem mostram que a disseminação é apenas para uma parte do corpo, deve ser considerado que pequenos grupos de células cancerígenas já atingiram outros órgãos.
 
A quimioterapia é o principal tratamento para esses tipos de câncer. Às vezes, pode reduzir ou retardar o crescimento desses tumores durante um tempo, aumentando a sobrevida do paciente.
 
O medicamento mais utilizado é a gemcitabina, que pode ser administrada sozinha ou em combinação com outros medicamentos, como paclitaxel ligado a albumina, erlotinibe ou  capecitabina.
 
Outra opção, principalmente para pacientes com bom estado geral de saúde, é a combinação dos medicamentos quimioterápicos denominados FOLFIRINOX, composto por 4 medicamentos: 5-FU, leucovorina, irinotecano e oxaliplatina. Esse tratamento aumenta a sobrevida se comparado com a administração de gemcitabina isoladamente, embora tenha efeitos colaterais mais importantes.
 
Em certos casos, a imunoterapia ou terapia-alvo também podem ser opções para pacientes cujas células cancerígenas têm determinadas alterações genéticas.
 
Outros tratamentos, também, podem ser realizados para prevenir ou aliviar os sintomas da doença. Por exemplo, a radioterapia ou bloqueio nervoso pode ser feito para aliviar a dor associada à doença ou pode ser inserido um stent para manter o canal biliar aberto.
 
Como os tratamentos atuais não respondem bem para muitos pacientes, pode ser considerada a participação em um estudo clínico com novos medicamentos.
 
Recidiva
 
Se o câncer progredir (durante o tratamento) ou recidivar (após o tratamento), as opções de tratamento dependerão do local da recidiva, dos tratamentos já realizados e do estado de saúde geral do paciente.
 
A recidiva do câncer de pâncreas ocorre com mais frequência para o fígado, mas também podem ser aos pulmões, ossos ou outros órgãos. Quando o câncer de pâncreas recidiva pode ser tratado essencialmente da mesma forma como um câncer metastático. Isso provavelmente inclui químio, se o paciente puder tolerar. Caso contrário, diferentes medicamentos quimioterápicos podem ser tentados, muitas vezes, junto com a terapia-alvo. A imunoterapia também pode ser útil em alguns casos de recidiva da doença. Outros tratamentos, como radioterapia ou a colocação do stent podem ser realizadas para prevenir ou aliviar os sintomas da doença.
 
Se a doença progredir durante a quimioterapia, outro tipo de medicamento quimioterápico pode ser tentado se o paciente tiver um bom estado geral de saúde.
 
Em algum momento, pode ficar claro que os tratamentos convencionais não estão mais controlando a doença. Se você quiser continuar recebendo tratamento, pode optar por participar de um estudo clínico para o câncer de pâncreas com novos tratamentos e opções de medicamentos
 
Câncer da ampola de Vater
 
A ampola de Vater é a área em que o ducto pancreático e o ducto biliar comum desembocam no duodeno. Um tumor localizado nesse local, denominado câncer da ampola de Vater, pode se iniciar no ducto pancreático, no duodeno ou no ducto biliar comum.
 
Esse tipo de câncer frequentemente provoca sintomas precoces, como icterícia, por isso, muitas vezes, são diagnosticados quando ainda são ressecáveis. A cirurgia com a técnica de Whipple é, muitas vezes, bem sucedida no tratamento desses cânceres em estágio inicial. A quimiorradiação pós-operatória é recomendada.
 
Os cânceres da ampola de Vater avançados são tratados como câncer de pâncreas.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho