Tratamento do câncer de nasofaringe por estágio

As opções de tratamento para o câncer de nasofaringe dependem da extensão da doença, localização e se existe disseminação. O câncer de nasofaringe em crianças é tratado praticamente do mesmo modo que em adultos.
 
Estágios 0 e I
 
O tratamento usual para o câncer de nasofaringe estágio inicial é a radioterapia.
 
Nesses estágios, embora a doença não esteja disseminada para os linfonodos, os linfonodos próximos ao pescoço são geralmente tratados com radioterapia, como profilaxia porque alguns pacientes podem ter células cancerosas não detectáveis nesses linfonodos. Embora existam poucas células cancerígenas nos gânglios linfáticos para provocar um aumento em seu tamanho, essas células poderiam continuar crescendo e se disseminarem se não forem destruídas com a radioterapia.
 
Estágio II
 
A maioria das pessoas com câncer de nasofaringe estágio II são tratadas com quimiorradiação (quimioterapia junto com a radioterapia) na nasofaringe e nos linfonodos do pescoço. A quimioterapia mais usada é a cisplatina. A quimiorradiação geralmente é seguida por mais quimioterapia. A maioria dos estudos mostrou que a quimiorradiação aumenta a sobrevida dos pacientes. Mas a adição da quimioterapia aumenta os efeitos colaterais, que podem afetar a qualidade de vida. É importante entender os efeitos colaterais antes de iniciar este tratamento.
 
Estágios III e IVA
 
As pessoas com câncer de nasofaringe estágio III ou IVA geralmente são tratadas com uma das opções abaixo:

  • Quimioterapia primeiro, às vezes chamada de quimioterapia de indução, seguida de quimiorradiação para a nasofaringe e linfonodos do pescoço.
  • Quimiorradiação para a nasofaringe e linfonodos do pescoço, algumas vezes seguida apenas por quimioterapia.
  • Quimiorradiação para a nasofaringe e linfonodos do pescoço.

A quimioterapia de indução seguida de quimiorradiação pode aumentar a sobrevida dos pacientes. As combinações frequentes dos medicamentos quimioterápicos usados na quimioterapia de indução são:

  • Gencitabina mais cisplatina.
  • Docetaxel com cisplatina e 5-FU.

Se as ainda existirem células cancerígenas nos linfonodos após qualquer um dos tratamentos acima, pode ser realizada, se possível, uma cirurgia para a retirada do tumor principal e linfonodos.
 
Estágio IVB
 
O tratamento usual para o câncer de nasofaringe estágio IVB é a quimioterapia, geralmente com cisplatina e outro medicamento. Se não existir sinal de doença após a quimioterapia, a radioterapia ou a quimiorradiação é administrada para destruir as células cancerígenas remanescentes. Outra opção, em alguns casos, é administrar quimiorradiação como primeiro tratamento. A imunoterapia é outra opção para tratar alguns desses tipos de câncer, isoladamente ou junto com a quimioterapia.
 
Se ainda houver sinais de doença após a quimioterapia inicial, diferentes medicamentos quimioterápicos podem ser tentados. A combinação de quimioterapia com cetuximabe (terapia-alvo) pode ser outra opção terapêutica.
 
Recidiva
 
Recidiva é a volta da doença após o tratamento, que pode ser local (onde se originou) ou à distância (disseminação para outros, órgãos como pulmões ou ossos). As opções de tratamento disponíveis dependem da localização e extensão da recidiva, dos tratamentos já realizados e do estado geral de saúde do paciente. É importante compreender o objetivo de qualquer tratamento adicional, se é para tentar curar o câncer, para retardar seu crescimento ou para aliviar os sintomas, bem como as probabilidades de riscos e benefícios.
 
Algumas recidivas podem ser removidas cirurgicamente com uma abordagem endoscópica, ou seja, através do nariz.
 
Às vezes, a recidiva regional, nos linfonodos da região do pescoço pode ser tratada com radioterapia. Mas, se seu médico acredita que mais radiação poderá provocar efeitos colaterais importantes ou se a resposta inicial à radioterapia não foi a esperada, pode ser realizado tratamento cirúrgico.
 
A recidiva à distância é geralmente tratada com quimioterapia ou imunoterapia (ou ambas). Se a quimioterapia já foi realizada anteriormente, podem ser tentados outros medicamentos quimioterápicos. O cetuximabe pode ser administrado junto com a quimioterapia.
 
Novos tratamentos com medicamentos em fase de testes em estudos clínicos e novas técnicas cirúrgicas podem ajudar alguns pacientes com recidiva de câncer de nasofaringe.
 
Se a doença não pode ser curada, podem ser realizados outros tratamentos com o objetivo de deter o crescimento do tumor ou aliviar os sintomas causados pela disseminação da doença. Por exemplo, se a doença se disseminou para a coluna vertebral, a radioterapia pode ser administrada para aliviar a dor e reduzir a probabilidade de complicações posteriores. Mesmo que a cura não seja possível, é importante lembrar que existem várias opções para aliviar os sintomas do câncer avançado de nasofaringe.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho