Tratamento do câncer de mama em homens por estágio

Como existem poucos estudos clínicos sobre o tratamento do câncer de mama em homens, a maioria dos médicos baseia suas recomendações de tratamento sobre a doença em resultados de estudos do câncer de mama em mulheres. Com algumas pequenas variações, o câncer de mama em homens é tratado da mesma forma que o câncer de mama em mulheres.
 
O estadiamento do tumor é um fator importante na tomada de decisões sobre as opções de tratamento. Em geral, quanto mais a doença estiver disseminada, mas tratamento será necessário. Entretanto, outros fatores também podem ser importantes, como:

  • Se as células cancerígenas têm receptores hormonais.
  • Se as células cancerígenas têm grandes quantidades da proteína HER2.
  • Estado geral de saúde do paciente e preferências pessoais.
  • Rapidez do desenvolvimento do tumor (medido por grau ou outras medidas).

Converse com seu médico sobre como esses fatores podem afetar suas opções de tratamento.
 
Estágio 0
 
O carcinoma ductal in situ é considerado um pré-câncer porque não se disseminou para os linfonodos ou outros órgãos.
 
Ele é tratado cirurgicamente para remover o tumor. Na maioria dos homens, é geralmente realizada a mastectomia. Se a cirurgia de conservação da mama é feita, é realizada em seguida a radioterapia para destruir qualquer célula cancerígenas remanescente da cirurgia.
 
Como às vezes o carcinoma ductal in situ pode conter uma área de doença invasiva, os linfonodos axilares são investigados para determinar a disseminação da doença, na maioria das vezes com a biópsia do linfonodo sentinela. Se células cancerígenas são encontradas no linfonodo sentinela, o tumor deve conter câncer invasivo, e o paciente será tratado com base no estágio do câncer invasivo.
 
Estágio I
 
Esses cânceres são ainda relativamente pequenos e não se disseminaram para os linfonodos (N0) ou existe uma pequena área do tumor disseminada no linfonodo sentinela (N1mi).
 
O tratamento principal para o câncer de mama estágio I é a retirada por cirurgia. Embora isso seja feito geralmente por mastectomia, a cirurgia conservadora pode também ser uma opção. Se a cirurgia conservadora é realizada, geralmente é seguida por radioterapia.
 
Os linfonodos axilares serão estudados para a disseminação da doença, por dissecção do linfonodo axilar ou biópsia do linfonodo sentinela. Se o linfonodo sentinela contém câncer, pode ser necessário o esvaziamento axilar dependendo do tamanho do tumor no linfonodo, bem como dos outros tipos de tratamentos planejados.
 
A hormonioterapia, quimioterapia e/ou terapia-alvo podem ser indicados após a cirurgia como terapia adjuvante (após a cirurgia), com base no tamanho do tumor e nos resultados dos exames laboratoriais. A hormonioterapia com tamoxifeno é geralmente indicada para tumores para receptores hormonais positivos. A quimioterapia adjuvante é comumente usada para tumores maiores que um centímetro e alguns tumores menores que podem ser mais propensos a se disseminar. Homens com tumores HER2+ também podem se beneficiar do trastuzumabe.
 
Estágio II
 
Esses tumores tendem a serem maiores do que os do estágio I e/ou se disseminaram para alguns linfonodos próximos.
 
A terapia sistêmica é geralmente indicada para homens com câncer de mama em estágio II. Algumas terapias sistêmicas são administradas antes da cirurgia (terapia neoadjuvante) e outras após a cirurgia (terapia adjuvante). Os tratamentos neoadjuvantes podem ser uma opção para homens com tumores grandes, por reduzirem o tumor antes da cirurgia, possivelmente o suficiente para fazer uma cirurgia conservadora da mama. Os linfonodos axilares serão estudados para determinar a disseminação da doença, com dissecção do linfonodo axilar ou com biópsia do linfonodo sentinela. Se o linfonodo sentinela contém a doença, o esvaziamento axilar pode ser necessário, dependendo do tamanho do tumor no nódulo linfático, bem como dos outros tratamentos planejados.
 
A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia se o tumor for grande ou se for confirmado disseminação para vários linfonodos. A radioterapia reduz o risco da recidiva.
 
Os medicamentos usados dependerão da idade do paciente, do status dos receptores hormonais e do status HER2 do tumor, podendo incluir:

  • Quimioterapia. A quimioterapia pode ser administrada antes ou depois da cirurgia.
  • Terapia alvo para HER2. Se o tumor for HER2+, as terapias-alvo para HER2 são iniciadas junto com a quimioterapia. Tanto o trastuzumabe como o pertuzumabe podem ser usados como parte do tratamento neoadjuvante. O trastuzumabe deve ser continuado após a cirurgia por um ano de tratamento.
  • Hormonioterapia. Se o tumor é receptor hormonal positivo, a hormonioterapia com tamoxifeno é geralmente administrada por cinco anos após a cirurgia.

Estágio III
 
Este estágio inclui tumores mais avançados e com maior comprometimento linfonodal.
 
Na maioria das vezes, esses tumores são tratados com quimioterapia antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante). Para tumores HER2+, a terapia-alvo com trastuzumabe é administrada, às vezes, junto com pertuzumabe. Isso é seguido por cirurgia, geralmente mastectomia. A maioria dos pacientes nesse estágio, precisa da dissecção completa dos linfonodos axilares. A radioterapia é geralmente indicada após a cirurgia. A hormonioterapia adjuvante com tamoxifeno é administrada durante pelo menos cinco anos após a cirurgia se o tumor for receptor de hormônio positivo. Homens com tumores HER2+ provavelmente, também, receberão trastuzumabe até completar um ano de tratamento. A hormonioterapia adjuvante geralmente pode ser administrada simultaneamente ao trastuzumabe.
 
Outra opção para tumores estágio III é tratar inicialmente com cirurgia, normalmente a mastectomia com dissecção do linfonodo axilar. A cirurgia é geralmente seguida por quimioterapia adjuvante. Se o tumor é HER2+ é administrado trastuzumabe com quimioterapia, e em seguida continuado até completar um ano de tratamento. A radioterapia é indicada após cirurgia e quimioterapia. A hormonioterapia adjuvante é administrada em homens com câncer de mama com receptores hormonais positivos por pelo menos cinco anos.
 
Estágio IV
 
Os tumores estágio IV se disseminaram além da mama e linfonodos próximos. O câncer de mama comumente se dissemina para os ossos, fígado e pulmões. Como o câncer continua a se desenvolver, pode se disseminar para o cérebro, mas pode afetar qualquer órgão e tecido.
 
A terapia sistêmica é o principal tratamento para o câncer de mama no estágio IV em homens. Dependendo de muitos fatores, isso pode ser hormonioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou alguma combinação desses tratamentos.
 
A radioterapia e/ou a cirurgia também podem ser utilizadas em determinadas situações, como:

  • Quando o tumor provocou uma ferida na mama.
  • Para tratar um pequeno número de metástases em uma determinada área.
  • Para prevenir fraturas ósseas.
  • Quando uma área de disseminação do tumor está pressionando a medula.
  • Para tratar uma obstrução no fígado.
  • Para aliviar a dor ou outros sintomas.

Se o médico indicar esses tratamentos locais, é importante que você entenda se o objetivo é curativo ou para prevenir ou tratar os sintomas.
 
Em alguns casos, a quimioterapia regional também pode ser útil.
 
O tratamento para aliviar os sintomas depende do local para onde a doença se disseminou. Por exemplo, a dor de metástases ósseas pode ser tratada com radioterapia e/ou bisfosfonatos ou denosumabe.
 
O câncer de mama triplo negativo avançado, que produz a proteína PD-L1, pode ser tratado inicialmente com o imunoterápico atezolizumabe junto com paclitaxel ligado a albumina. Outra opção pode ser o tratamento com o imunoterápico pembrolizumabe junto com quimioterapia.
 
O tratamento para câncer de mama avançado pode, muitas vezes, reduzir ou retardar o crescimento do câncer, mas eventualmente depois de um tempo pode parar de responder. Um tratamento posterior depende de vários fatores, incluindo tratamentos anteriores, localização da doença, idade do homem, estado de saúde geral e desejo do paciente em querer continuar recebendo o tratamento.
 
Progressão durante a hormonioterapia. Para tumores receptores hormonais positivos que estavam sendo tratados com hormonioterapia, mudar para outro tipo de terapia hormonal, às vezes, pode ser útil. Outra opção pode ser a administração da hormonioterapia junto com a terapia-alvo. Se não, a quimioterapia é geralmente o próximo tratamento.
 
Progressão durante a quimioterapia. Para tumores que já não estão respondendo a um determinado esquema de quimioterapia, tentar outro pode ser uma opção. Muitos medicamentos e diferentes combinações podem ser usados no tratamento do câncer de mama. No entanto, se a doença continua em progressão durante o tratamento torna-se menos provável que a terapia tenha algum efeito. Para tumores HER2-baixo disseminados após a tentativa da quimioterapia, uma opção é o conjugado anticorpo-droga fam-trastuzumabe deruxtecan. Para o câncer de mama avançado receptor de hormônio positivo, HER2- ou para câncer de mama triplo negativo em que pelo menos dois outros tratamentos quimioterápicos foram tentados, uma outra opção é o conjugado anticorpo-droga sacituzumabe govitecan.
 
Progressão durante o tratamento com medicamentos HER2. Os tumores HER2+ que não respondem ao trastuzumabe podem responder a outros medicamentos que têm como alvo a proteína HER2. Algumas opções incluem pertuzumabe, ado-trastuzumabe emtansina, fam-trastuzumabe deruxtecan, margetuximabe com quimioterapia, lapatinibe e o quimioterápico capecitabina, lapatinibe e um inibidor de aromatase (para tumor receptor hormonal positivo),
neratinibe e o quimioterápico capecitabina e a combinação tucatinibe mais trastuzumabe mais o quimioterápico capecitabina.
 
É provável que com os tratamentos mais recentes não seja possível curar o câncer de mama avançado, assim uma opção terapêutica é a participação em estudos clínicos com novos e promissores tratamentos.
 
Recidiva
 
A doença é denominada recidiva quando volta após o tratamento, podendo ser:
 
Recidiva local. Quando a doença volta na mama ou na parede torácica, próximo da cicatriz da mastectomia. Se o paciente tem uma recidiva local e nenhuma evidência de metástases à distância, a cura ainda pode ser possível. O tratamento depende das terapias realizadas anteriormente. Se o tratamento inicial foi cirúrgico com uma mastectomia, a recidiva é tratada removendo, sempre que possível, o tumor. Isto pode ser seguido por radioterapia. Se a área já foi tratada com radioterapia, pode não ser possível irradiar novamente a mesma área sem danificar gravemente os tecidos normais próximos. A hormonioterapia, quimioterapia, trastuzumabe ou alguma combinação destes podem ser utilizados após a cirurgia e/ou radioterapia. Para pacientes com câncer de mama triplo negativo que não podem ser removidos cirurgicamente, a opção é o imunoterapia com pembrolizumabe junto com quimioterapia. Se pelo menos dois outros esquemas de medicamentos já tiverem sido usados, a opção é o conjugado anticorpo-medicamento sacituzumabe govitecan.
 
Recidiva regional. Quando o tumor recidiva nos linfonodos próximos é realizada a retirada cirúrgica dos mesmos. Isso pode ser seguido por radioterapia. A hormonioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou alguma combinação destes pode ser utilizada após a cirurgia e/ou radioterapia. A hormonioterapia, quimioterapia, terapia[alvo ou alguma combinação destes pode ser usada após a cirurgia e/ou radioterapia.
 
Recidiva à distância. Os pacientes que têm uma recidiva em outros órgãos como os ossos, pulmões ou cérebro são frequentemente tratados da mesma forma que aqueles pacientes em estágio IV com metástases da doença para esses órgãos quando diagnosticados inicialmente. A única diferença é que deve ser levado em conta os tratamentos que já foram realizados.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 06/02/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho