Tratamento do câncer de fígado por estágio

Embora o sistema de estadiamento TNM da AJCC seja usado, frequentemente, para descrever a disseminação de um câncer de fígado, os médicos utilizam um sistema mais prático para determinar as opções de tratamento de cada paciente. Os cânceres de fígado são categorizados como: potencialmente ressecável ou transplantável, irressecável e avançado.
 
Câncer de fígado potencialmente ressecável ou transplantável
 
Potencialmente ressecável. Se o tumor está em estágio inicial e o restante do fígado é saudável, a cirurgia (hepatectomia parcial) pode ser realizada para curar a doença. Apenas uma pequena porcentagem de pacientes com câncer de fígado são enquadrados nessa categoria. Um fator importante que influencia o resultado é o tamanho do tumor e se invadiu os vasos sanguíneos próximos. Tumores maiores ou aqueles que invadem os vasos sanguíneos são mais propensos a recidivar ou a se disseminarem após a cirurgia. Também são importantes, a função do resto do fígado e o estado geral de saúde do paciente. Para alguns pacientes com câncer de fígado em estágio inicial, o transplante de fígado pode ser outra opção de tratamento. Atualmente, estudos clínicos estão avaliando se os pacientes submetidos a hepatectomia parcial podem obter melhores resultados se fizerem, também, outros tratamentos além da cirurgia. Alguns estudos mostraram que o uso de quimioembolização ou outros tratamentos, junto com a cirurgia aumenta a sobrevida de alguns pacientes. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para confirmar se a adição de outros tratamentos à cirurgia potencializa o resultado do tratamento.
 
Potencialmente transplantável. Se o tumor está em estágio inicial e o restante do fígado não está saudável, pode ser necessária a realização de um transplante de fígado. O transplante hepático pode também ser uma opção se o tumor está localizado em uma parte do fígado de difícil remoção. Muitas vezes, os candidatos ao transplante de fígado recebem outros tratamentos, como ablação ou embolização, enquanto aguardam um órgão para transplante.
 
Câncer de fígado irressecável que não se disseminou
 
Os cânceres irressecáveis incluem os tumores que ainda não se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos, mas que não podem ser removidos com segurança por hepatectomia parcial porque:

  • O tumor é muito grande.
  • O tumor está localizado numa parte do fígado de difícil acesso.
  • Existem vários tumores ou a doença se disseminou por todo o fígado.
  • O paciente não tem condições físicas para a cirurgia.

As opções de tratamento incluem ablação, embolização ou ambos. Outras opções podem incluir terapia-alvo, imunoterapia, quimioterapia (sistêmica ou por infusão da artéria hepática) e/ou radioterapia. Em alguns casos, o tratamento reduz o tamanho do tumor possibilitando a cirurgia (hepatectomia parcial ou transplante).
 
Esses tratamentos não são curativos, mas podem reduzir os sintomas e até mesmo aumentar a sobrevida. Como o câncer de fígado pode ser difícil de ser tratado, participar de estudos clínicos com novos tratamentos pode ser uma opção em muitos casos.
 
Câncer de fígado avançado
 
O câncer de fígado avançado ou disseminado para os linfonodos ou outros órgãos não pode ser tratado cirurgicamente.
 
Se o fígado estiver funcionando bem (classificação de Child-Pugh A ou B), as opções iniciais de tratamento podem incluir:

  • Imunoterapia com atezolizumabe mais terapia-alvo com bevacizumabe.
  • Qualquer uma das terapias-alvo: sorafenibe ou lenvatinibe.

Se esses medicamentos deixarem de responder, as terapias-alvo com outros medicamentos como regorafenibe, cabozantinibe ou ramucirumabe podem ser úteis. Outras opções são os imunoterápicos pembrolizumabe ou nivolumabe combinados com ipilimumabe.
 
Assim como com o câncer de fígado inoperável não disseminado, estudos clínicos com novas terapias-alvo, imunoterapia, novas técnicas para a administração de quimioterapia, novas formas de radioterapia e outros novos tratamentos podem ajudar. Os estudos clínicos também são importantes para melhorar o resultado do tratamento de futuros pacientes.
 
A radioterapia também pode ser feita para ajudar a aliviar a dor e outros sintomas. Converse com seu médico sobre quaisquer sintomas que você apresentar, para que possa ser tratado de forma eficaz.
 
Recidiva
 
A recidiva pode ser local (na mesma área onde se iniciou) ou à distância (disseminação para órgãos, como pulmões ou ossos). O tratamento da recidiva da doença depende de muitos fatores, como lugar da recidiva, tipo de tratamento realizado anteriormente e do funcionamento do fígado no momento da recidiva.
 
Os pacientes com recidiva ressecável podem ser elegíveis para uma nova cirurgia ou tratamentos locais como ablação ou embolização.
 
Se a recidiva é generalizada, terapia-alvo, imunoterapia ou quimioterapia podem ser opções de tratamento. Os pacientes também podem considerar a participação em um estudo clínico.
 
O tratamento também pode ser realizado para aliviar a dor e outros efeitos colaterais. Converse com seu médico sobre quaisquer sintomas que apresentar, para que possam ser tratados de forma rápida e eficaz.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/07/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho