Tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) em Crianças

O principal tratamento para crianças com leucemia linfoide aguda (LLA) é a quimioterapia, que é normalmente dividida em três fases:

  • Indução

O objetivo da quimioterapia de indução é alcançar a remissão. Isto significa que as células leucêmicas não sejam mais encontradas em amostras da medula óssea e as contagens de sangue voltem ao normal. A remissão não é necessariamente a cura. Mais de 95% das crianças entram em remissão após um mês de tratamento de indução.

O primeiro mês de tratamento é bastante intenso e requer visitas frequentes ao médico. Seu filho pode passar um tempo no hospital, porque podem ocorrer intercorrências como infecções ou outras complicações. É muito importante tomar todos os medicamentos prescritos.

As crianças do grupo de risco médio muitas vezes recebem três medicamentos no primeiro mês de tratamento. Estes incluem L-asparaginase, vincristina e um corticosteroide Um quarto quimioterápico da classe das antraciclinas é também adicionado para as crianças do grupo de alto risco. Outros medicamentos que podem ser utilizados são o metotrexato e a 6-mercaptopurina.

Quimioterapia intratecal. Todas as crianças também precisam receber a quimioterapia no líquido cefalorraquidiano para destruir as células leucêmicas que podem ter se espalhado para o cérebro e medula espinhal. Esse tratamento, conhecido como quimioterapia intratecal, é administrado através de uma punção lombar. Geralmente é realizado duas vezes, durante o primeiro mês e várias vezes durante os próximos 1 ou 2 meses. Em seguida, é repetido com menos frequência durante o resto do tratamento. Geralmente a quimioterapia intratecal é realizada com metotrexato. A hidrocortisona e a citarabina podem ser adicionadas, particularmente em crianças do grupo de alto risco.

Um possível efeito colateral da quimioterapia intratecal são convulsões durante o tratamento, que podem acontecer em algumas crianças. As crianças que apresentam convulsões são tratadas com medicamentos específicos como medida preventiva.

  • Consolidação

A fase de consolidação é geralmente mais intensa. A quimioterapia é administrada durante vários meses. Nesta fase a quantidade de células leucêmicas no corpo é diminuída. Vários medicamentos quimioterápicos são combinados para impedir que as células leucêmicas remanescentes se tornem resistentes. A terapia intratecal, como descrita acima, continua neste momento.

As crianças do grupo de risco padrão são tratadas normalmente com medicamentos como o metotrexato, 6-mercaptopurina, vincristina, L-asparaginase e/ou prednisona.

As crianças do grupo de alto risco geralmente recebem um esquema quimioterápico mais intenso. Medicamentos adicionais, como L-asparaginase, doxorrubicina, etoposido, ciclofosfamida, e citarabina, são frequentemente utilizados.

As crianças com o cromossomo Filadélfia positivo podem se beneficiar da adição de um medicamento alvo, como o imatinibe ou com o transplante de medula óssea.

  • Manutenção

Se a leucemia permanece em remissão após a indução e consolidação, a terapia de manutenção pode ser iniciada. A maioria dos esquemas de tratamento usa diariamente 6-mercaptopurina e semanalmente metotrexato, via oral, muitas vezes associado com vincristina, que é administrada por via intravenosa, e um corticosteroide (prednisona ou dexametasona). Esses dois últimos são administrados por períodos curtos a cada 4 a 8 semanas. Outras drogas podem ser adicionadas dependendo do tipo de leucemia e do risco de recidiva.

Algumas crianças com maior risco podem receber quimioterapia de manutenção mais intensiva e a terapia intratecal.

Tratamento da doença residual

Os esquemas de tratamento podem ser alterados se a doença não entrar em remissão durante a indução ou a consolidação. O médico investigará a medula óssea da criança logo após o início do tratamento para ver se a leucemia está em remissão. Se não estiver, o tratamento pode ser intensificado ou prolongado.

Tratamento da recidiva

Se a doença recidivar durante ou após o tratamento, a criança provavelmente será tratada novamente com quimioterapia. Grande parte da estratégia de tratamento depende de quão rapidamente a leucemia recidivou após o primeiro tratamento. Se a recidiva ocorrer após um longo intervalo de tempo, os mesmos medicamentos podem ainda ser eficazes, de modo que o mesmo tratamento ou similar pode ser realizado para tentar obter uma segunda remissão.

Se o intervalo de tempo for curto, será necessário um tratamento quimioterápico mais agressivo. Os medicamentos mais utilizados são vincristina, L-asparaginase, antraciclinas, ciclofosfamida, citarabina e etoposideo ou teniposideo. Os medicamentos quimioterápicos mais comumente usados ​​são vincristina, L-asparaginase e antraciclinas. A criança também receberá um esteroide e quimioterapia intratecal.

Para as crianças que recidivam após o início do tratamento ou para crianças com leucemia de células T, o transplante de células tronco pode ser considerado. Os transplantes podem também ser realizados em outras crianças que tiveram recidiva após o segundo ciclo de quimioterapia.

Algumas crianças têm recidiva extramedular, o que significa que as células leucêmicas são encontradas em outra parte do corpo, como no fluido espinal ou nos testículos, mas não são detectáveis na medula óssea. Além de quimioterapia intensiva, as crianças com disseminação no fluido espinhal podem receber uma quimioterapia intratecal mais intensa, às vezes, com radioterapia do cérebro e da medula espinhal. Os meninos com recidiva em um testículo podem fazer radioterapia na região.

Se a leucemia linfoide aguda não regredir completamente ou recidivar após o transplante, pode ser muito difícil de ser tratada. Para algumas crianças, os novos medicamentos de imunoterapia podem ser úteis.

Cromossomo Filadélfia

Para crianças portadoras do cromossomo Filadélfia ou outras alterações genéticas de alto risco, a quimioterapia padrão pode não ser tão eficaz. O transplante de células estaminais pode ser indicado se o tratamento de indução provocar a remissão e existir um doador compatível.

As terapias-alvo, como o imatinibe e o dasatinibe irão destruir as células leucêmicas que tenham o cromossomo Filadélfia. Estes medicamentos são administrados por via oral. A adição desses medicamentos à quimioterapia parece potencializar os resultados, de acordo com os estudos iniciais.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho