Tratamento da Doença Trofoblástica Gestacional por Estágio

As opções de tratamento padrão de acordo com o tipo de doença trofoblástica gestacional, do estadiamento e do grupo de prognóstico da doença são:

  • Gravidez Molar

O tratamento padrão para as mulheres que desejem ter filhos no futuro é remover o tumor por curetagem. As mulheres que não desejam ter filhos normalmente têm a opção de escolher entre a curetagem e a histerectomia. A histerectomia garante que nenhum tumor permaneça dentro do útero, mas, assim como a curetagem, não trata as células tumorais que já possam ter se espalhado para outras partes do corpo.

Raramente, uma mola hidatiforme ocorre como parte de uma gravidez "dupla", onde há um feto normal, juntamente com a mola. Neste caso, a gravidez é acompanhada de perto e normalmente autorizada a continuar. A mola é tratada após o parto.

Quando o tumor é removido, o patologista examinará o mesmo para detectar sinais de coriocarcinoma ou outras alterações malignas na amostra. Se não houver qualquer sinal de doença, as pacientes são apenas monitoradas com exames frequentes para verificar os níveis da GCH no sangue. Os níveis devem cair e se tornar indetectáveis com o tempo. Caso contrário, ainda pode haver tecido da mola em outras partes do corpo.

Os médicos recomendam que as mulheres evitem engravidar durante o primeiro ano após o diagnóstico, porque a gravidez aumentaria os níveis da GCH. Os contraceptivos orais podem ser usados, mas dispositivos intrauterinos não devem ser utilizados, devido ao risco de hemorragia, infecção ou outros problemas.

Provavelmente será necessária quimioterapia se o nível da GCH no sangue começa a subir ou ainda é detectável após um período de tempo razoável (cerca de 4 a 6 meses), ou se o patologista encontrar coriocarcinoma na amostra de tecido. Cerca de 20% das mulheres farão químio após a gravidez molar.

  • Estágio I - Doença Trofoblástica Gestacional de Baixo Risco

Pode ser a doença trofoblástica gestacional persistente, quando o nível da GCH não voltou ao normal após o tratamento da gravidez molar, um coriocarcinoma ou um tumor trofoblástico de localização placentária é encontrado na amostra da curetagem. O tumor ainda está confinado ao útero e a pontuação prognóstica é inferior a 7.

O tratamento indicado é a quimioterapia com metotrexato ou actinomicina-D. A histerectomia também pode ser recomendada, especialmente para as mulheres que não querem mais ter filhos. Isso pode reduzir a quantidade de quimioterapia necessária.

A quimioterapia é administrada até que não haja mais nenhum sinal de câncer, baseado nos níveis da GCH no sangue. Se o primeiro quimioterápico não responder, uma segunda droga pode ser tentada. Se o nível da GCH é ainda detectável pode ser necessária uma quimioterapia mais agressiva, com uma combinação de medicamentos.

O tumor trofoblástico de localização placentária é tratado cirurgicamente com histerectomia. Geralmente a quimioterapia não é útil. Uma vez que a GCH não é encontrada em níveis elevados no sangue com esses tumores, os níveis sanguíneos do hormônio lactogênio placentário humano podem ser acompanhados.

O tumor trofoblástico epitelioide também é tratado com histerectomia. O nível de GCH pode ser ligeiramente elevado, e se for, ele será determinado novamente após a cirurgia. A quimioterapia não é útil no tratamento destes tumores.

  • Estágio II/III - Doença Trofoblástica Gestacional de Baixo Risco

Estes tumores se espalharam para as estruturas genitais ou para os pulmões, mas a pontuação prognóstica é inferior a 7. A quimioterapia com metotrexato (com ou sem leucovorina) ou com actinomicina-D é curativa na maioria dos casos. Se a químio com apenas um medicamento não responder, o tratamento com uma combinação de quimioterápicos é geralmente eficaz. Em casos raros, pode ser realizada a retirada cirúrgica dos tumores mais quimioterapia. Os níveis da GCH no sangue após o tratamento devem voltar ao normal.

Os tumores trofoblásticos de localização placentária e os tumores trofoblásticos epitelioides não respondem bem à quimioterapia, por isso são tratados cirurgicamente.

  • Estágio II/IIII - Doença Trofoblástica Gestacional de Alto Risco

Estes tumores se espalharam para as estruturas genitais ou para os pulmões, e a pontuação prognóstica é 7 ou superior. O tratamento padrão é geralmente uma combinação de um esquema de quimioterapia intensiva, com EMA- CO. Outras combinações de medicamentos, como EMA-PE  também podem ser administradas, embora possam ser reservadas para uso, se o esquema de EMA-CO não for eficaz. Em casos raros, pode ser realizada a retirada cirúrgica dos tumores mais quimioterapia. Os níveis da GCH no sangue devem voltar ao normal após o tratamento.

Como descrito acima os tumores trofoblásticos de localização placentária e os tumores trofoblásticos epitelioides não respondem bem à quimioterapia, por isso são tratados com histerectomia.

  • Estágio IV - Doença Trofoblástica Gestacional

Estes tumores necessitam de tratamento intensivo, porque se disseminaram para outros órgãos, como fígado ou cérebro. O tratamento padrão são combinações de quimioterápicos, como o esquema EMA-CO. Se o câncer atingiu o cérebro, é realizada radioterapia da cabeça. Em alguns casos, a remoção cirúrgica dos tumores pode ser feita juntamente com a quimioterapia. Às vezes, o metotrexato é administrado por via intratecal (no líquido cefalorraquidiano)  para tratar tumores que se espalharam para os tecidos ao redor do cérebro e da medula espinhal. Mais uma vez, os níveis da GCH no sangue devem voltar ao normal após o tratamento.

Os tumores trofoblásticos de localização placentária e os tumores trofoblásticos epitelioides não respondem bem à quimioterapia, por isso são tratados cirurgicamente para retirar o útero e os tumores que possam estar localizados em outras partes do corpo.

Recidiva da Doença Trofoblástica Gestacional

A recidiva pode ser local ou em outros órgãos como pulmões ou osso. O tipo de tratamento a ser realizado depende do local onde a doença recidivou e dos tratamentos realizados anteriormente.

Para os tumores tratados inicialmente com cirurgia, a quimioterapia com apenas um medicamento pode ser indicada, a menos que um novo fator de risco coloque a paciente em um grupo de risco mais elevado. Nas mulheres que já fizeram quimioterapia será administrado um esquema mais agressivo. Se a doença atingiu o cérebro, a radioterapia é frequentemente administrada. Em alguns casos, pode ser realizada a remoção cirúrgica do tumor.

Taxas de Cura para a Doença Trofoblástica Gestacional

Quase 100% das mulheres com molas completas ou parciais e doença trofoblástica gestacional de baixo risco podem ser curadas com o tratamento adequado. O tumor trofoblástico de localização placentária tem altas taxas de cura, mas o panorama não é tão bom se a doença se espalhou para outras partes do corpo. Mesmo para a doença trofoblástica gestacional de alto risco, as taxas de cura são elevadas (80% a 90%), mas provavelmente exigem um tratamento mais agressivo (quimioterapia combinada , às vezes em conjunto com radioterapia e/ou cirurgia).

Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho