Pesquisadores descobriram que a exposição de alguns tipos de células tumorais a campos elétricos alternados pode interferir na capacidade das células de crescer e se disseminar. Um dispositivo portátil que gera esses campos elétricos, conhecido como Optune®, é uma opção no tratamento de pacientes com glioblastomas:
Nesta técnica, 4 eletrodos, ligados a uma bateria, são colocados sobre o couro cabeludo. Estes eletrodos geram corrente elétrica moderada, que interage com as células tumorais do cérebro mais do que com as células normais.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do dispositivo tendem a ser menores podendo incluir irritação da pele nos locais dos eletrodos, problemas para dormir, alterações de humor e um risco ligeiramente aumentado de dores de cabeça e convulsões.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.