Cirurgia para Mesotelioma

A cirurgia para o mesotelioma pode ser realizada para tentar curar a doença ou para aliviar os sintomas causados pela doença:

  • Cirurgia potencialmente curativa. Este tipo de cirurgia é uma opção se a doença não se disseminou e o paciente tiver um estado de saúde geral bom. Infelizmente, mesmo quando o cirurgião remove todo o tumor visível, algumas células cancerígenas podem ser deixadas no local. Estas células podem crescer e se dividir, fazendo com que a doença recidive após a cirurgia. Ainda assim, a cirurgia potencialmente curativa é realizada em alguns grandes centros de tratamento, um pequeno percentual de pacientes que fizeram a cirurgia teve remissão completa da doença.
  • Cirurgia paliativa. Pode ser uma opção se o tumor se disseminou além do mesotélio e é difícil de remover completamente, ou se o paciente não tiver condições clínicas para uma cirurgia mais extensa. O objetivo desta cirurgia é aliviar ou prevenir os sintomas da doença.

Os tipos de cirurgia mais comuns são:

  • Cirurgia para mesotelioma pleural

A cirurgia para o mesotelioma pleural pode ser feita para ajudar a prevenir ou aliviar sintomas ou tentar remover todo o tumor. Infelizmente, muitas vezes, estes tumores são demasiado extensos para serem completamente removidos.

Pneumonectomia extrapleural. Esta é uma cirurgia extensa que remove o revestimento da pleura, parte do diafragma, pericárdio, gânglios linfáticos, e todo o pulmão afetado. O diafragma e o pericárdio são reconstruídos com materiais sintéticos. O sucesso deste procedimento depende do estado geral de saúde do paciente, das condições da função pulmonar e ausência de outras doenças para tolerar esta cirurgia.

Pleurectomia. É uma cirurgia menos extensa. Neste procedimento todo o revestimento abdominal e tecidos circundantes podem ser removidos. O pulmão e o músculo diafragma não são removidos. Esta cirurgia pode ser usada para tentar curar alguns cânceres, mas também é usada como um procedimento paliativo para aliviar os sintomas, ajudar a controlar o acúmulo de líquido, melhorar a respiração e diminuir a dor provocada pela doença.

Redução do tumor (Pleurectomia parcial). O objetivo desta cirurgia é remover o máximo possível do mesotelioma. Em geral, nesta cirurgia é removido menos tecido que na pleurectomia.

Possíveis efeitos colaterais da cirurgia

Os procedimentos usados para tratar o mesotelioma podem apresentar importantes riscos e efeitos colaterais, dependendo da extensão da cirurgia e do estado geral de saúde do paciente. As possíveis complicações da pneumonectomia extrapleural podem incluir hemorragia, coágulos sanguíneos, infecções, alterações no ritmo cardíaco, pneumonia, acúmulo de líquido no tórax e perda da função pulmonar.

  • Cirurgia para mesotelioma peritoneal

O tratamento cirúrgico do mesotelioma peritoneal é muitas vezes realizado para ajudar a aliviar os sintomas ou para remover o tumor da parede do abdome e outros órgãos do aparelho digestivo. Assim como acontece com o mesotelioma pleural, estes tumores são demasiado extensos para serem completamente removidos.

Redução do tumor. O objetivo desta cirurgia é remover o máximo possível de mesotelioma. Às vezes isto significa remover partes do intestino.

Omentectomia. Os cânceres que envolvem o peritônio, muitas vezes se disseminam para o omento, que pode ser removido como parte da cirurgia para o mesotelioma peritoneal.

  • Cirurgia para mesotelioma pericárdico

A cirurgia pode ser realizada para remover o mesotelioma da membrana que protege o coração chamada pericárdio.

  • Cirurgia para mesotelioma da túnica vaginal

A cirurgia para o mesotelioma da túnica vaginal do testículo, que ocorre na virilha, raramente é curativa. A maioria das vezes essa cirurgia é realizada porque o tumor se assemelha a uma hérnia. O cirurgião começa a cirurgia para uma hérnia e só percebe o mesotelioma durante a cirurgia. Este tipo de mesotelioma raramente pode ser removido completamente.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.

Fonte: American Cancer Society (16/11/2018)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho