Cirurgia para Câncer de Testículo


A cirurgia é normalmente o primeiro tratamento realizado para todos os cânceres de testículo. Os principais procedimentos cirúrgicos são:

  • Orquiectomia inguinal radical. Este tipo de cirurgia remove o testículo (ou testículos) que contem o câncer. É feita uma incisão na virilha e o testículo é retirado do escroto através dessa abertura. Um corte é feito através do cordão espermático que liga o testículo ao abdome. Todos os estágios do câncer de testículo são normalmente tratados com este tipo de cirurgia.

  • Dissecação do linfonodo retroperitoneal. Dependendo do tipo e do estágio da doença, alguns gânglios linfáticos do abdome podem ser removidos durante a cirurgia ou em outro procedimento diagnóstico. A dissecação do linfonodo retroperitoneal é uma cirurgia longa e complexa. Muitas vezes é feita uma incisão grande para remover os gânglios linfáticos.

  • Cirurgia laparoscópica. Em alguns casos, o cirurgião pode remover os gânglios linfáticos através de incisões pequenas no abdome usando um laparoscópio. A cirurgia laparoscópica parece ser muito mais fácil para o paciente, mas os médicos não têm certeza se ela é tão segura e eficaz quanto a cirurgia aberta para a remoção de todos os linfonodos potencialmente cancerígenos. É por isso que se os gânglios linfáticos removidos contiverem doença, o paciente é muitas vezes tratado com quimioterapia. Este procedimento é mais utilizado para pacientes com estágio inicial de tumores não seminomas para verificar se os gânglios linfáticos contêm a doença.

Possíveis Riscos e Efeitos Colaterais

Os riscos a curto prazo de qualquer tipo de cirurgia incluem reações à anestesia, hemorragia, coágulos sanguíneos e infecções. A maioria dos homens sentirá pelo menos um pouco de dor após a cirurgia, que pode ser aliviada, se necessário, com medicamentos para a dor.

Efeitos da Orquiectomia

O fato de perder um testículo geralmente não tem efeito sobre a capacidade do homem de ter ereções e manter relações sexuais. Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril. Além disso, sem testículos, o homem não produz mais testosterona (hormônio sexual masculino). Ele terá de tomar suplementos hormonais, sob a forma de gel ou adesivo. Os comprimidos não são fontes confiáveis de testosterona.

Os homens com câncer de testículo são geralmente jovens e muitas vezes preocupados com possíveis alterações em sua aparência. Eles podem muitas vezes se preocupar com a reação de suas parceiras, podem ser atléticos e se sentirem envergonhados pelo testículo ausente quando estiverem num vestiário.

Para restaurar uma aparência mais natural, um homem pode implantar cirurgicamente uma prótese testicular no escroto. Pode ficar uma cicatriz após a operação, mas muitas vezes ela é parcialmente escondida pelos pêlos pubianos.

Efeitos da Dissecção Linfonodal

A remoção dos gânglios linfáticos retroperitoneais pode danificar os nervos que controlam a ejaculação. Se esses nervos são danificados, quando o homem ejacula, o sêmen não é impulsionado através da uretra para sair do corpo, mas retorna, o que é conhecido como ejaculação retrógrada. Este tipo de cirurgia não causa impotência, o homem ainda pode ter ereções e relações sexuais, mas a ejaculação retrógrada pode tornar mais difícil ter filhos. Para recuperar a função de ejaculação, os cirurgiões desenvolveram um tipo de cirurgia do linfonodo retroperitoneal que poupa os nervos e tem uma taxa elevada de sucesso em mãos experientes.

O câncer de testículo, geralmente, afeta homens em uma idade em que podem desejar ter filhos. Estes homens podem querer discutir com seus médicos sobre a cirurgia que poupa os nervos, bem como sobre os bancos de esperma.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.

Fonte: American Cancer Society (17/05/2018)
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho