A cirurgia é utilizada para tratar alguns melanomas intraoculares, mas, atualmente, é usada com menos frequência porque o uso da radioterapia tornou-se mais comum.
Tipos de cirurgia
O tipo de cirurgia depende da localização e do tamanho do tumor, da extensão do tumor e do estado geral de saúde do paciente. Todos os tipos de cirurgia são realizados sob anestesia geral e a maioria dos pacientes permanecem internados, geralmente, de 1 a 2 dias. Os tipos de cirurgia realizados para tratar pacientes com melanoma incluem:
Possíveis riscos e efeitos colaterais
Toda cirurgia acarreta alguns riscos, incluindo a possibilidade de dor, hemorragia, coágulos sanguíneos, infecções e complicações da anestesia.
A cirurgia ocular pode levar à perda de parte ou da totalidade da visão do olho operado. A enucleação e a exenteração orbital resultam em completa e imediata perda de visão. Outras cirurgias podem também causar problemas, levando a uma perda de visão tardia. Em alguns casos, a visão pode já ter sido danificada ou perdida devido à doença.
A remoção do globo ocular (enucleação), obviamente, pode afetar a aparência do paciente. Mas, como mencionado acima, um olho artificial pode ser colocado no lugar para minimizar a parte estética da perda do olho.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Fonte: American Cancer Society (30/11/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.