Cirurgia para câncer de mama em homens

A maioria dos homens com câncer de mama fará algum tipo de cirurgia como parte de seu tratamento. Existem diferentes tipos de cirurgia de mama, e isso pode ser feito por diferentes razões, dependendo de cada situação. Por exemplo, a cirurgia pode ser feita para:

  • Remover o máximo possível do tumor (cirurgia conservadora da mama ou mastectomia).
  • Diagnosticar se a doença se disseminou para os linfonodos axilares (biópsia do linfonodo sentinela ou dissecção de linfonodos axilares).
  • Aliviar os sintomas da doença avançada.

Tipos de cirurgia
 
Os dois principais tipos de cirurgia realizadas no câncer de mama em homens são:

  • Mastectomia. Na mastectomia é retirado todo o tecido mamário, às vezes junto com outros tecidos adjacentes. A técnica utilizada depende do tamanho do tumor:
  1. Mastectomia simples ou total. Retira toda a mama, incluindo o mamilo.
  2. Mastectomia radical modificada. Retira toda a mama e os linfonodos axilares.
  3. Mastectomia radical. Retira toda a mama, linfonodos axilares e os músculos da parede torácica localizados sob a mama.
  • Cirurgia conservadora da mama. A cirurgia conservadora é uma opção de tratamento para o câncer de mama em mulheres. Não é usualmente realizada em homens, em função do tamanho da mama masculina. A cirurgia do câncer de mama em homens requer a retirada de quase a totalidade do tecido mamário, devido a menor quantidade do mesmo, o que faz com que a doença possa atingir o mamilo, a pele da mama ou da parede torácica já em um estágio inicial, exigindo uma cirurgia mais extensa. 

Possíveis efeitos colaterais da cirurgia
 
Além da dor pós-operatória, inchaço temporário e uma alteração na aparência da mama, os possíveis efeitos colaterais da cirurgia incluem hemorragia, infecção no local cirúrgico, hematoma e seroma.
 
Cirurgia do linfonodo
 
Para determinar se a doença se espalhou para os gânglios linfáticos axilares, um ou mais desses linfonodos podem ser removidos e enviados para análise. É uma etapa importante do estadiamento e ajuda a determinar o tipo de tratamento a ser realizado.
 
Os dois principais tipos de cirurgia para remover os linfonodos são:

  • Biópsia do linfonodo sentinela (BLS). É um procedimento no qual se retira apenas o linfonodo que seria o primeiro para o qual o câncer provavelmente se disseminaria. Retirar apenas um linfonodo reduz o risco de efeitos colaterais da cirurgia.
  • Dissecção dos linfonodos axilares. Neste procedimento, são retirados linfonodos axilares e enviados para análise. Atualmente, o procedimento não é realizado com tanta frequência, mas ainda é feito em alguns casos.

Qualquer um desses procedimentos pode ser feito ao mesmo tempo que a mastectomia, mas também podem ser feitos em uma segunda cirurgia.
 
Efeitos colaterais da cirurgia do linfonodo
 
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a retirada do linfonodo também pode causar efeitos colaterais como dor, inchaço, sangramento e infecção.
 
Linfedema. É um possível efeito colateral da remoção dos linfonodos a longo prazo. O linfedema é causado pelo acúmulo anormal de proteínas e líquidos nos tecidos; costuma ser resultante de uma falha de drenagem no sistema linfático, que vem a se manifestar por inchaço, principalmente nas extremidades dos membros superiores e inferiores. Às vezes, o inchaço dura apenas algumas semanas, mas pode perdurar um longo tempo. Esse efeito não foi bem estudado em homens.
 
Movimentos do braço e ombros. O paciente também pode apresentar limitação nos movimentos do braço e ombros após a cirurgia. Entretanto isso é mais frequente após a dissecção dos linfonodos do que na cirurgia do linfonodo sentinela. Converse com seu médico sobre a indicação de exercícios para garantir que você não tenha problemas permanentes com o movimento do braço e ombro.
 
Dormência. É outro efeito colateral frequente que ocorre porque o nervo que controla a sensibilidade segue o mesmo trajeto da área do linfonodo.
 
Dor cônica após a cirurgia da mama
 
Alguns pacientes apresentam neuropatia e dor na parede torácica, axila ou braço após a cirurgia que não desaparece com o tempo. Isso é chamado de síndrome da dor pós-mastectomia.
 
Os sintomas clássicos incluem dor e formigamento na parede torácica, axila ou braço, dor no ombro ou cicatriz cirúrgica, dormência, sensação de agulhadas e coceira intensa.
 
A maioria dos pacientes com esta síndrome relata que os sintomas não são severos, mas com o tempo a síndrome pode fazer com que o paciente diminua a movimentação do membro afetado. Portanto, informe seu médico se você estiver tendo dor ou outros sintomas.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/01/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho