Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Trabalhador terá 3 dias para fazer exame de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/12/2018 - Data de atualização: 20/12/2018


Entrou em vigor nesta semana uma nova lei que garante ao trabalhador o direito de se ausentar do serviço para a realização de exames preventivos de câncer.

Empregado pode faltar até 3 dias, em cada 12 meses - Foto: Gustavo Urpia/SECOM

A Lei nº 13.767 altera o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que prevê possibilidades de ausência do empregado sem prejuízo no salário. O novo inciso permite que o trabalhador deixe de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por até três dias, em 12 meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.

Com a alteração, o decreto passa a prever até 12 situações nas quais o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, como casamento, nascimento de filho e doação voluntária de sangue, entre outras.

O projeto de lei que inclui exames preventivos de câncer na lista foi apresentado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) em 2007. O texto foi aprovado no plenário da Câmara, em 2008. Dois anos depois, o Senado alterou a proposta e limitou essas folgas a três dias por ano.

O texto só foi enviado pelo Congresso para sanção presidencial no início deste mês.  

Fonte: Metro Jornal

 

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive