Os principais tipos de tumores carcinoide gastrointestinais são:
Assim como a maioria das células do corpo, as células neuroendócrinas do trato gastrointestinal (GI), às vezes, sofrem alterações que levam ao desenvolvimento de tumores. Estes tumores são conhecidos como tumores neuroendócrinos (NETs) e cânceres neuroendócrinos. Antigamente, o desenvolvimento irregular das células neuroendócrinas era denominado carcinoides. Mas em 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reclassificou os carcinoides em tumores neuroendócrinos e cânceres neuroendócrinos.
Os tumores neuroendócrinos são tumores que parecem benignos, mas o câncer neuroendócrino é o crescimento irregular de células neuroendócrinas que podem se disseminar para outras partes do corpo.
Os cânceres neuroendócrinos, também denominados carcinomas neuroendócrinos, podem ser divididos em grupos baseados nos tipos de células dos quais são formados:
Os tumores neuroendócrinos que surgem no pâncreas são conhecidos como carcinomas de células das ilhotas ou tumores neuroendócrinos do pâncreas. Os tumores de células das ilhotas não são como os tumores carcinoides. Eles têm um prognóstico diferente e respondem de forma diferente ao tratamento.
O termo carcinoide é usado para descrever os tumores neuroendócrinos moderadamente diferenciados do estômago, intestino, apêndice, reto e pulmão.
Os tumores e cânceres neuroendócrinos liberam substâncias similares aos hormônios na corrente sanguínea. Na maioria das pessoas com tumores carcinoides, os níveis desses hormônios não são altos o suficiente para causarem quaisquer sintomas. Mas, em cerca de 10% das pessoas com tumores carcinoides, o tumor já se disseminou e cresceu o suficiente, liberando grandes quantidades desses hormônios. Isso pode causar um conjunto de sintomas conhecidos como síndrome carcinoide. Alguns sintomas da síndrome carcinoide incluem vermelhidão na pele com sensação de calor, dificuldade respiratória, diarreia e taquicardia (batimento cardíaco acelerado).
Os tumores neuroendócrinos e carcinoides são diferentes dos tumores mais comuns do trato GI. A maioria dos tumores do trato GI se inicia nas células glandulares que segregam o muco e constituem o revestimento interno do sistema digestivo. Quando estes tumores são benignos, são denominados adenomas e quando se tornam cancerígenos são conhecidos como adenocarcinomas.
Estes tumores diferem bastante dos tumores carcinoides quanto aos sintomas, prognóstico e tratamento. Por estas razões, é importante conhecer o tipo exato de tumor.
Em geral, os tumores neuroendócrinos e os cânceres neuroendócrinos se desenvolvem mais lentamente do que os outros tipos de câncer do trato gastrointestinal. Mas como eles crescem e se disseminam (ou não) para outros órgãos esta situação é muito variável. Isto depende muito do local onde eles se originam.
Fonte: American Cancer Society (08/02/2016)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.