Tipos de Câncer

Tumor Carcinoide Gastrointestinal

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Tumor Carcinoide Gastrointestinal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/03/2013 - Data de atualização: 18/04/2017


Os principais tipos de tumores carcinoide gastrointestinais são:

  • Tumores Neuroendócrinos

Assim como a maioria das células do corpo, as células neuroendócrinas do trato gastrointestinal (GI), às vezes, sofrem alterações que levam ao desenvolvimento de tumores. Estes tumores são conhecidos como tumores neuroendócrinos (NETs) e cânceres neuroendócrinos. Antigamente, o desenvolvimento irregular das células neuroendócrinas era denominado carcinoides. Mas em 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reclassificou os carcinoides em tumores neuroendócrinos e cânceres neuroendócrinos.

Os tumores neuroendócrinos são tumores que parecem benignos, mas o câncer neuroendócrino é o crescimento irregular de células neuroendócrinas que podem se disseminar para outras partes do corpo.

Os cânceres neuroendócrinos, também denominados carcinomas neuroendócrinos, podem ser divididos em grupos baseados nos tipos de células dos quais são formados:

  1. Cânceres neuroendócrinos bem diferenciados. Têm células que não se parecem muito anormais e não se multiplicam rapidamente. Este tipo de tumor tende a ser menos agressivo, cresce e se dissemina lentamente. Os cânceres neuroendócrinos bem diferenciados parecem ser idênticos aos tumores neuroendócrinos benignos quando visualizados sob o microscópio, e muitas vezes a única maneira de se ter certeza que é um câncer neuroendócrino (e não um tumor benigno) é quando ele se dissemina para outros órgãos ou tecidos.
  2. Cânceres mal diferenciados. Têm células que parecem muito anormais e se multiplicam mais rapidamente. Os cânceres mal diferenciados tendem a crescer e se disseminar rapidamente.
  3. Cânceres moderadamente diferenciados. Têm características entre os cânceres bem diferenciados e mal diferenciados.
  • Tumores Neuroendócrinos do Pâncreas

Os tumores neuroendócrinos que surgem no pâncreas são conhecidos como carcinomas de células das ilhotas ou tumores neuroendócrinos do pâncreas. Os tumores de células das ilhotas não são como os tumores carcinoides. Eles têm um prognóstico diferente e respondem de forma diferente ao tratamento.

  • Tumores Carcinoides

O termo carcinoide é usado para descrever os tumores neuroendócrinos moderadamente diferenciados do estômago, intestino, apêndice, reto e pulmão.

Os tumores e cânceres neuroendócrinos liberam substâncias similares aos hormônios na corrente sanguínea. Na maioria das pessoas com tumores carcinoides, os níveis desses hormônios não são altos o suficiente para causarem quaisquer sintomas. Mas, em cerca de 10% das pessoas com tumores carcinoides, o tumor já se disseminou e cresceu o suficiente, liberando grandes quantidades desses hormônios. Isso pode causar um conjunto de sintomas conhecidos como síndrome carcinoide. Alguns sintomas da síndrome carcinoide incluem vermelhidão na pele com sensação de calor, dificuldade respiratória, diarreia e taquicardia (batimento cardíaco acelerado).

  • Outros Tipos de Tumores Gastrointestinais

Os tumores neuroendócrinos e carcinoides são diferentes dos tumores mais comuns do trato GI. A maioria dos tumores do trato GI se inicia nas células glandulares que segregam o muco e constituem o revestimento interno do sistema digestivo. Quando estes tumores são benignos, são denominados adenomas e quando se tornam cancerígenos são conhecidos como adenocarcinomas.

Estes tumores diferem bastante dos tumores carcinoides quanto aos sintomas, prognóstico e tratamento. Por estas razões, é importante conhecer o tipo exato de tumor.

Em geral, os tumores neuroendócrinos e os cânceres neuroendócrinos se desenvolvem mais lentamente do que os outros tipos de câncer do trato gastrointestinal. Mas como eles crescem e se disseminam (ou não) para outros órgãos esta situação é muito variável. Isto depende muito do local onde eles se originam.

Fonte: American Cancer Society (08/02/2016)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive